Lula compara Chico Lucas a Neymar ao lançar programa contra roubo de celulares

O presidente Lula comparou, nesta terça-feira (23), a chegada de Chico Lucas à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) equivale à contratação de Neymar por um time de futebol. A declaração foi feita durante o lançamento da nova fase do Programa Nacional Celular Seguro, em São Paulo.
Na ocasião, o presidente destacou o papel do piauiense no desenvolvimento e no sucesso da iniciativa em âmbito estadual. “O Chico é o cara que inventou isso no Piauí. Ele veio para cá contratado a peso de ouro. Mais dinheiro que o Neymar. Uma fortuna o passe dele, e ele tem que fazer dar certo”, afirmou.
A expectativa é que os efeitos da medida atinjam os mesmos patamares registrados no Piauí. “É que nem marcar gol. Se essa informação que a gente está dando não resolver, o Chico vai ser vendido baratinho”, brincou o presidente durante a apresentação da nova etapa nacional do programa.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o programa Meu Celular de Volta recuperou mais de 16 mil aparelhos entre 2023 e o primeiro trimestre de 2026, resultando em uma queda de 80% nas ocorrências de roubos de celulares de 2022 a 2025.
O programa nacional
O projeto, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Senasp, visa reforçar o enfrentamento ao roubo, ao furto e à receptação de celulares no Brasil com a criação do Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), que reúne informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o país.
A nova plataforma reunirá dados provenientes do Programa Celular Seguro, boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis, operadoras de telefonia, sistemas nacionais de segurança pública, Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Anatel e ABR Telecom.
O banco será integrado aos 26 estados e ao Distrito Federal e contará inicialmente com mais de 2,9 milhões de aparelhos aptos à recuperação.
Combate à receptação
Uma das principais inovações do programa é o chamado Modo Recuperação. Nesse modelo, o aparelho não é bloqueado imediatamente. O IMEI permanece ativo e passa a ser monitorado nacionalmente. Quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização do aparelho e iniciará o fluxo de recuperação.
Com a integração entre bases públicas e operadoras de telefonia, o Governo do Brasil poderá identificar aparelhos com registro de roubo ou furto em utilização e encaminhar notificações aos usuários para devolução voluntária e regularização da situação junto às autoridades policiais.
A estratégia prioriza a boa-fé do cidadão e busca interromper a circulação de celulares roubados, reduzindo a atratividade econômica desse mercado criminoso.
Consulta antes da compra
Outra novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta. Antes de adquirir um celular de terceiros, o cidadão poderá verificar, por meio do aplicativo ou portal do Celular Seguro, se o aparelho possui algum registro de restrição.
A consulta será feita a partir do número IMEI e retornará apenas duas possibilidades: “Sem Restrição” ou “Com Restrição”, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Cooperação federativa
A recuperação dos aparelhos será realizada pelas Polícias Civis dos estados, fortalecendo a cooperação entre União e entes federados no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A tecnologia que inspira a nova fase já foi adotada com sucesso em estados como Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará, possibilitando a recuperação de milhares de aparelhos.
cidadeverde




