Enem: candidatos deixam locais de prova com avaliações positivas sobre o 1º dia

Faltando meia hora para a conclusão do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (9), os candidatos começaram a deixar os locais de aplicação com o caderno de questões em mãos.
Manoela Passos, estudante de 21 anos que estuda para concursos na área militar, considerou fácil o nível das questões.
“Gostei bastante das questões. Eu estudo para concurso militar, então para mim foi bem tranquilo. Tinha algumas de filosofia mais ou menos difíceis, mas nada muito fora do esperado. Quem estuda focado para o Enem, eu acho que vai sair muito bem, porque como eu estudo para concurso militar, não estudo filosofia, e sociologia, eu acredito que quem focou no Enem esse ano vai sair muito bem”, afirmou a candidata, que já havia estudando sobre o tema da redação.
“Gostei do tema de redação. Foi um tema que meu professo já tinha comentado em sala de aula. Apesar de não ter lido sobre o assunto, deu para desenrolar bem, graças a Deus, Porque não é um tema difícil”, disse a candidata que tentará uma vaga no curso de Direito.
Nayara Lyheb, 36 anos, fez o Enem pela terceira vez em busca de uma nota para a aprovação no curso de Administração. Apesar de avaliar positivamente o primeiro dia de provas, ressaltou que o tamanho dos enunciados das questões tornou a resolução mais difícil.
“No meu ponto de vista, foi muito cansativo. A prova tinha muito texto, a cada edição que passa está cada vez mais difícil. É muito texto, nesse ano, das 90 questões, todas as 90 tiveram texto”, afirmou a candidata, que também gostou do tema cobrado na redação.
“Apesar de diferente, o tema da redação foi muito legal. Acho que foi um tema muito interessante, deu para desenvolver bastante. Agora vou aguardar, ser positivo, para ver como é que vai ser”, pontuou Lyheb.
O cozinheiro e músico Bruno Ferry também não viu tanta dificuldade nas questões do Enem. “O nível, ele tava… Tava fácil para quem tem mais contato com leitura e quem sabe um pouco mais sobre interpretação de texto. A prova é basicamente a interpretação de texto”, comentou ele, que também já esperava por um tema não tão comum na redação.
“Geralmente o tema que é escolhido nunca é um dos mais batidos, né? Eu já estava esperando que fosse um tema bem menos falado. Esse tema do envelhecimento e as perspectivas do envelhecimento na sociedade brasileira é um tema bom, não é um tema muito profundo e os textos que colocaram como base foram suficientes para a pessoa ter uma ideia boa, mesmo que não tenha muito contato com esse assunto”, avaliou.
Neste primeiro dia de prova, os candidatos responderam questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O Enem segue no próximo domingo (16), com as provas de Matemática e Ciências da Natureza. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e também pode ser usado em programas como o Prouni e o Fies.
cidadeverde




