Tire dúvidas sobre as inscrições para o Sisu 2026, que terminam nesta sexta

As inscrições do Sisu 2026 terminam nesta sexta (23). O sistema do MEC (Ministério da Educação) seleciona vagas para instituições públicas a partir das notas alcançadas pelos estudantes no Enem.
Neste ano, 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições de todo o país estão disponíveis para seleção, de acordo com o MEC.
A reportagem preparou uma lista com informações para ficar atento neste último dia de inscrição. Veja a seguir.
Quando termina a inscrição?
As inscrições do Sisu 2025 vão até as 23h59 desta sexta-feira (23).
Como fazer a inscrição?
1 – Acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e fazer login utilizando o perfil do Gov.br
2 – Após o login, selecionar a primeira e a segunda opção de curso desejado
3 – Definir se concorrerá às vagas de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas
Como funciona as notas de corte?
O Sisu 2025 permite considerar as notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). O sistema selecionará automaticamente a edição em que o participante obteve a melhor média, utilizando integralmente esse resultado. Não é permitida a combinação de notas de diferentes anos por exemplo, não é possível usar a nota de matemática de 2024 com ciências humanas de 2025.
Houve aumento nas notas de corte?
A possibilidade de uso das notas das três últimas edições do Enem levou estudantes a observar uma elevação nas notas de corte do Sisu. A reportagem acompanhou pontuações parciais de cursos concorridos, com destaque para medicina, que apresentaram aumento nas notas de corte nos últimos dias.
Quais as principais dicas?
Mantenha-se atualizado
Acompanhe a classificação parcial no site do Sisu para monitorar mudanças nas notas de corte e realizar trocas estratégicas de curso ou instituição até o fim das inscrições. A Folha também vem publicando diariamente a evolução das notas nos principais cursos.
Tenha um plano B
Tenha opções alternativas de instituições e cursos, priorizando aqueles onde as notas do candidato estejam próximas ou acima da pontuação de corte necessária
O que explica a percepção das notas mais baixas?
O Inep ainda não tem dados consolidados que confirmem redução da nota média. Manoel Palacios, presidente do instituto, afirmou à reportagem que a matriz de correção, a equipe de corretores e os procedimentos foram mantidos. Segundo Hilda Linhares, diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, uma das hipóteses é o impacto das formas de preparação dos estudantes, com maior uso de modelos padronizados e recursos automatizados, que tendem a favorecer repertórios pouco contextualizados ou mal articulados à argumentação.
Quais são as próximas datas?
Além do período regular de inscrições, haverá uma chamada para participar da lista de espera, que ocorrerá do dia 29 de janeiro até 2 de fevereiro.
– Resultado da chamada dos aprovados: 29 de janeiro
– Chamada de matrícula: 2 de fevereiro
– Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
– Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: 11 de fevereiro
folhapress



