Site especializado apresenta clima de Teresina como “escaldante” e “opressivo”
O site Weather Spark, que apresenta dados climáticos e condições meteorológicas médias de qualquer cidade do mundo, coloca Teresina como uma cidade de clima “escaldante” no período da estação seca. Na primeira metade do ano, a temperatura varia de morna a quente, e na segunda metade, durante o B-R-O Bró, chega a ser “escaldante”, entre 14 e 18 horas. Apenas entre junho e agosto, o site considera que a cidade pode apresentar um clima “agradável” no início da manhã.
“Este relatório mostra as condições meteorológicas características de Teresina com base em uma análise estatística de relatórios horários históricos e reconstruções de modelo de 1 de janeiro de 1980 a 31 de dezembro de 2016”, explica o site.
Esses dados refletem uma condição extraordinária para a capital piauiense. O Plano de Ação Climática da cidade expõe que essas condições tendem a piorar no médio e longo prazos. As altas temperaturas e baixa umidade têm como consequência direta aumento do risco de expansão das ilhas de calor e queimadas. Além disso, os períodos chuvosos tendem a ter precipitações mais concentradas e intensas, ampliando riscos de alagamentos e enxurradas. Na área da saúde, há um claro incremento no número de casos de arboviroses (doenças virais transmitidas, principalmente, por mosquitos), especificamente nas regiões com menos acesso a saneamento.
Veja mais:
- Teresina precisa plantar 1,5 milhão de árvores para reduzir impactos climáticos, revela estudos
- ClimaTHE24 vai discutir estruturas para preparar cidades às mudanças climáticas
Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com
De acordo com o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, os dados expostos no plano trazem o prognóstico, mas também apresentam metas a serem perseguidas para minimizar esses impactos na cidade.
“A cidade já possui a principal tecnologia para o problema: a árvore. O que precisamos é ampliar a política pública de arborização, garantindo prioridade a espécies nativas e, assim, proporcionarmos a biodiversidade necessária para que possamos trazer de volta a Teresina que conhecíamos no passado, uma cidade mais verde, capaz de regular suas condições climáticas, especialmente, nesse contexto atual de mudanças climáticas”, explica.
Esses dados serão discutidos durante o ClimaTHE24 – 2ª Conferência do Clima de Teresina. O evento acontece entre os dias 27 e 29, no Sesc Cajuína, e terá a presença de diversos especialistas, autoridades, gestores de meio ambiente, prefeitos, representantes do governo federal e de instituições financeiras.
O evento é organizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – SEMPLAN, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM. Além da conferência, o ClimaTHE24 também vai sediar o 3º Encontro Regional do ICLEI Nordeste e o CB27, a reunião nacional dos secretários de Meio Ambiente do Brasil.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação: https://semplan.pmt.pi.gov.br/climathe-24/ .
cidade verde