Secretário destaca descentralização da saúde e expansão dos serviços no Piauí

O secretário de saúde Dirceu Campelo, em entrevista ao Jornal do Piauí, destacou a importância da Central de Diagnóstico inaugurado no último dia 16 no prédio onde funcionou a Maternidade Dona Evangelina Rosa, no bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina. Foram investidos R$ 19 milhões para a reforma do prédio.
A unidade oferece aproximadamente 15 mil exames por mês, com oferta já disponível para a população em diversos serviços diagnósticos, entre eles ultrassonografia, mamografia, endoscopia, eletrocardiograma, teste ergométrico, densitometria óssea, tomografia computadorizada e raio-X.
“Isso representa um aumento significativo da oferta de serviços. Para se ter uma ideia, o Hospital Getúlio Vargas realiza cerca de 20 mil consultas e exames por mês. Portanto, é como se estivéssemos praticamente dobrando a capacidade de atendimento no território de Teresina. Considerando todo o Estado, o governador Rafael Fonteles já entregou 12 centrais de diagnóstico semelhantes à de Teresina. Se cada uma oferece entre 10 mil e 15 mil exames por mês, estamos falando de mais de 100 mil exames mensais disponíveis para a população do Piauí, sem custos para as prefeituras”, destacou.
Dirceu Campelo também ressaltou a entrega de novas quatro centrais de diagnóstico em territórios de grande extensão territorial e demanda, como ocorre no extremo Sul do Piauí.
“As quatro unidades restantes estão previstas para os municípios de Uruçuí, São Raimundo Nonato e Oeiras. Segundo o cronograma da construtora, as entregas devem ocorrer ainda neste semestre. Com isso, a capacidade operacional máxima da rede será alcançada.
Reforma do Ambulatório Azul do HGV
O conhecido Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina, recebeu reformas estruturais. A área é responsável pelo atendimento aos pacientes que não estão internados. Atualmente, no ambulatório, o hospital realiza cerca de 20 mil atendimentos mensais. Com a ampliação da estrutura, a expectativa é chegar a 30 mil procedimentos por mês, um aumento de 50% na capacidade instalada.
Foto: Benonias Cardoso/Cidadeverde.com

“O complexo hospitalar possui cerca de 400 leitos de internação e uma ampla estrutura de atendimento externo. Com a reforma, o espaço passa a oferecer mais conforto, segurança e qualidade para os usuários. Essa reforma beneficia o maior serviço de saúde especializado do Estado. O Hospital Getúlio Vargas é o principal prestador de consultas e exames do SUS no Piauí. Foi uma reforma completa. Toda a estrutura passou por intervenções, incluindo cobertura, fachada, instalações elétricas e hidráulicas, além da climatização. A partir de amanhã, o ambulatório estará totalmente disponível para a população”, apontou.
A entrega oficial está prevista para as 9h desta quinta-feira (25) com a presença do governador Rafael Fonteles. Os atendimentos serão retomados integralmente ainda no período da tarde.
Dificuldades da FMS
Sobre a atuação do Estado para desafogar a Fundação Municipal de Saúde (FMS) em Teresina, que tem relatado dificuldades financeiras, Dirceu Campelo pontuou que o Governo do Estado tem trabalhado para descentralizar os serviços de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamentos para a capital.
“O principal desafio da saúde pública é financeiro. Equilibrar receitas e despesas é uma realidade enfrentada por todos os municípios e estados brasileiros. É natural que Teresina receba uma demanda maior por ser a capital, mas o objetivo é levar serviços especializados para todas as regiões. Como exemplo, foi implantada uma UTI em Corrente, no extremo Sul do Estado. Também foram descentralizados serviços de ortopedia e neurocirurgia, com especialistas atuando em cidades como Picos, Parnaíba e Floriano”, afirmou.
O secretário ainda destacou que o repasses federais destinados à Fundação Municipal de Saúde, na capital, são maiores que os destinados ao Estado do Piauí, embora os desafios de custeio permaneçam para todos os gestores da saúde.
“Nosso esforço é contínuo para melhorar cada vez mais a saúde pública e garantir um atendimento de qualidade aos usuários do SUS no Piauí”, concluiu o secretário.
cidadeverde




