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Professores dão dicas de história e interpretação textual para o 1° dia do Enem

Durante o Jornal do Piauí desta sexta-feira (7), professores do Colégio Madre Savina compartilharam orientações importantes aos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (9). As dicas reforçam a importância de compreender o caráter sociocultural da prova, revisar temas históricos recorrentes e de adotar estratégias específicas para interpretar textos e resolver as questões com eficiência.

Uma das dicas é compreender o caráter sociocultural da prova do Enem, que contará com 90 questões objetivas (divididas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação no primeiro dia de aplicação. Neste sentido, o professor Wallyson Veras, de História, ressalta que os candidatos devem priorizar a compreensão do contexto social tratado nos enunciados das questões do exame.

“Quem for fazer a prova do Enem no domingo tem que tomar cuidado com uma coisa: a prova do Enem não é uma prova tradicional. Ela é uma prova de caráter sociocultural e, como tal, vai trabalhar as habilidades cotidianas da nossa sociedade. Um dos pontos mais importantes é a noção de cidadania: os direitos, as opções, a construção de 1988, todo o sistema político do qual fazemos parte”, explicou o professor.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Revoluções burguesas e mudanças históricas

Entre os conteúdos cobrados no Enem que merecem atenção especial nesta reta final de estudos, o professor de História destacou as chamadas revoluções burguesas, um conjunto de transformações políticas e econômicas que marcou a passagem do absolutismo para o sistema capitalista moderno. Ele ressaltou que compreender esse processo é fundamental para entender a consolidação do modelo social e econômico vigente até os dias de hoje.

“São revoluções patrocinadas pela burguesia e que vão mudar a característica do Estado. Na Idade Moderna, tínhamos Estados absolutistas, autoritários, e essas revoluções liberam o sistema, fazendo com que a ordem política, econômica e social se altere, consolidando a estrutura capitalista. São várias revoluções: puritana, gloriosa, industrial, francesa, Era Napoleônica… É um conjunto de revoluções que altera todo o ciclo da história”, afirmou o professor.

Movimentos sociais e transformações no Brasil

Ainda na área da História, o professor também orientou os alunos a revisarem os principais movimentos sociais do Brasil, desde o período colonial até o século XX. Segundo ele, as provas do Enem frequentemente exploram essas temáticas para avaliar a compreensão dos estudantes sobre lutas por direitos, resistência popular e transformações políticas e econômicas.

“É interessante perceber quais são as características desses movimentos. Ultimamente, os temas mais recorrentes têm sido os movimentos sociais negros ou movimentos que buscam alterar sistemas políticos e econômicos do Brasil. Indo do período colonial, com a Conjuração Mineira, a Conjuração Baiana; depois chega aos movimentos abolicionistas, e, no período Republicano, a outros movimentos, como Canudos, o Cangaço, e revoltas urbanas, como a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro”, disse.

De acordo com o professor, compreender essas mobilizações é essencial para entender o processo histórico de construção da cidadania no país e o papel das classes sociais e dos grupos marginalizados nas mudanças estruturais da sociedade brasileira. “São três temas fundamentais que a prova do Enem frequentemente traz, e essa é a minha dica: que no domingo você se ligue e faça uma excelente prova”, concluiu Veras.

Interpretação textual e leitura crítica

Já o professor de Interpretação Textual, Flávio Martins, destacou que o sucesso na prova de Linguagens depende da capacidade de leitura crítica e da compreensão dos diferentes tipos de texto. Ele explicou que o Enem avalia, sobretudo, a habilidade de distinguir entre pressupostos e subentendidos, identificando nuances de sentido e intenções comunicativas.

“A interpretação textual é baseada principalmente na capacidade de separar pressupostos e subentendidos. Muitas vezes, as pessoas, no dia a dia, não compreendem que uma frase pode determinar o entendimento ou o subentendimento dessa frase. São três pressupostos fundamentais para a sua prova”, afirmou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Martins organizou suas orientações em três eixos principais. O primeiro é o domínio dos gêneros textuais de natureza jornalística, como notícia, reportagem, artigo de opinião, editorial, resenha e resumo. O candidato precisa reconhecer a estrutura, a função social e o propósito de cada gênero. O segundo eixo envolve os recursos de expressividade, relacionados ao campo literário. Ele ressaltou que, na prova, o gênero dramático, por exemplo, refere-se a textos que podem ser encenados, como peças teatrais.

O terceiro ponto, segundo o professor, trata da formação e preservação da cultura brasileira, um tema recorrente no Enem. “Pode ter certeza de que você vai encontrar questões sobre cultura de massa, produções indígenas, afro-brasileiras, nordestinas e a importância dos museus para a preservação dessas culturas”, afirmou Martins.

Estratégia para resolver as questões

Além do conteúdo, o professor destacou a importância da estratégia na resolução da prova. Ele orientou os candidatos a começarem pela leitura do comando da questão, e não do texto base, para compreender o que está sendo pedido. Segundo Martins, essa tática ajuda a evitar distrações e a identificar com mais precisão as alternativas corretas.

“Muito cuidado com as etapas de resolução. Primeiro, não comece pelo texto — comece pelo comando. Aceite o fato de que você vai encontrar, nas alternativas, mais de uma informação correta. Não é mais aquela prova tradicional em que você encontra quatro informações erradas e apenas uma correta. Agora, há várias alternativas com informações corretas, mas apenas uma responde ao comando”, alertou o professor.

Martins também recomendou atenção às alternativas parcialmente corretas, que costumam confundir os candidatos. Ele explicou que a resposta certa deve estar em sintonia com o grau de especificidade do enunciado. “Se o texto aborda um tema de maneira ampla, a resposta precisa ser ampla. Já se o texto especificar, você também tem que encontrar uma resposta específica”, reforçou.

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