Geral

Ninhos de tartarugas marinhas são violados em praias no Piauí durante o Carnaval

Dois ninhos de tartarugas marinhas foram violados em praias de Luís Correia durante o Carnaval. A situação foi confirmada pelo Instituto Tartarugas do Delta, organização sem fins lucrativos que atua na promoção da conservação da biodiversidade marinha e costeira no litoral piauiense.

Ao Cidadeverde.com, a bióloga e vice-presidente da entidade, Werlanne Magalhães, explicou que os dois ninhos, localizados próximos a estabelecimentos comerciais nas praias do Coqueiro e do Barro Preto, estavam sendo monitorados devido à expectativa de nascimento dos filhotes.

“Uma das equipes que fazem esse trabalho comunicou que não havia mais as marcações. Depois conseguimos encontrar novamente os ninhos e fizemos a marcação. Como conseguimos identificar logo e acionamos apoio dos órgãos competentes, não tivemos situações parecidas”, relatou Magalhães. 

Apesar de não ter havido nenhum dano aos ovos dos ninhos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foram acionados para dar apoio na fiscalização nesses locais, intensificada durante esse período de festas.

“Geralmente quando existem esses feriados prolongados, com um grande fluxo de turistas, desenvolvemos estratégias para tentar minimizar esses impactos, inclusive os próprios estabelecimentos colaboram com esse processo de fiscalização e de conscientização das pessoas”, disse a vice-presidente do Instituto.

A violação de ninhos de tartarugas é considerada crime ambiental, podendo resultar em multa e detenção. “O litoral do Piauí está inserido dentro de uma unidade de conservação federal. As praias precisam ser protegidas. Elas podem ser usadas para atividade econômica, mas precisam de regras quanto ao uso e ocupação”, concluiu Magalhães.

cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo