Casa da Mulher Brasileira atinge 26 mil atendimentos a vítimas de violência

A Secretaria Estadual das Mulheres contabiliza mais de 26 mil e 650 atendimentos as vítimas de violência realizados desde a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, em Teresina, em março do ano passado.
Um total de 4.217 mulheres buscaram atendimentos este ano (janeiro a setembro), dados mais recentes, do Observatório da Mulher Piauiense. Como a vítima passa por vários serviços, uma pessoa, na maioria das vezes, precisa de diversos atendimentos como ajuda da Defensoria Pública, apoio psicossocial, boletim de ocorrência na delegacia, medidas de autonomia econômica e outros.
A coordenadora do Observatório da Mulher Piauiense, Maria Clara Silveira, explicou que o volume de atendimentos totais em 2025 (janeiro a setembro) é de 14.324, superando todo o ano de 2024 (12.326 atendimentos). Segundo Maria Clara, houve um crescimento de mais de 1.881 atendimentos em apenas um mês. Ela esclarece que os dados abrangem todos os blocos de serviços.
De janeiro a setembro/25 foram 7.979 Boletins de Ocorrências no Piauí, superando os dados de 2024.
A secretária Estadual da Mulher, Zenaide Lustosa, informou que a expansão da rede ou criação de secretarias municipais estimula as mulheres a procurarem a proteção do estado. Dos 224 municípios, 76 já possuem Secretarias das Mulheres com políticas públicas para o sexo feminino. “Há um trabalho integrado entre o governo do estado e as prefeituras municipais”, disse Zenaide Lustosa.
Patrulha Maria da Penha
De acordo com o Observatório da Mulher Piauienses, houve um aumento de cinco vezes no número de atendimentos da Patrulha Maria da Penha entre 2023 e 2024 (de 1.497 para 7.488 atendimentos).
A secretária avalia que é um indicador direto da eficácia dessa política.
“O crescimento mostra que mais mulheres estão buscando e tendo acesso aos serviços de proteção, evidenciando que a expansão das DEAMs e a maior articulação entre as redes de segurança pública estão fortalecendo a resposta ao enfrentamento da violência, aumentando a confiança das vítimas no sistema de apoio e segurança”.
A Secretaria das Mulheres promoveu a formação do projeto ‘Maria da Penha nas Escolas: Educação pela vida das Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas’, para mais de 60 educadores do Piauí.





