Geral

Chuvas rápidas devem se repetir em Teresina, prevê climatologista

Uma chuva passageira surpreendeu moradores de alguns bairros de Teresina nesta sexta-feira (17). Segundo a climatologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o fenômeno foi resultado do alinhamento dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera, associado ao aquecimento das águas do Atlântico tropical e às altas temperaturas registradas na capital.

De acordo com Feitosa, essas condições favorecem a ocorrência de episódios isolados de chuva, que devem se tornar mais recorrentes nos próximos dias. Apesar disso, a especialista ressalta que essas precipitações ainda não caracterizam o início do período chuvoso. “Elas são de difícil previsibilidade, mas devem se repetir de forma esporádica. Ainda não se trata da estação chuvosa”, explicou.

Conforme dados da Semarh, Teresina tem registrado altas temperaturas, superando os 36 °C em alguns dias, que devem continuar influenciando a formação de nuvens convectivas, típicas desse tipo de precipitação rápida e localizada.

Por fim, a climatologista  do órgão destacou que o período chuvoso no Piauí se inicia primeiro nas regiões Sul do estado, a partir da segunda quinzena de outubro, com tendência de avanço gradual para o norte, incluindo a capital, nas semanas seguintes. “As chuvas devem se tornar mais frequentes até a configuração da estação chuvosa propriamente dita”, afirmou Feitosa.

ciudadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo