Piauí tem chuvas em quase todo o estado e alerta maior no sudoeste;veja previsão

O Piauí segue sob influência de sistemas que favorecem a formação de chuvas em praticamente todo o território nesta terça-feira (11). A atenção principal, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está concentrada no sudoeste piauiense, onde os volumes podem ser mais expressivos.
Foto: Reprodução / Inmet

De acordo com a meteorologista da Semarh, Sônia Feitosa, fevereiro começou com a atuação de fenômenos que mantêm o tempo instável no estado.
“Fevereiro teve início com a presença de sistemas indutores de instabilidades que favorecem a condição de chuvas no Piauí. Hoje, por exemplo, a tendência é de permanência dessas precipitações em quase todo o território, salvo no extremo sudeste, onde elas podem não ocorrer ou acontecer de forma bem isolada”, explicou.
Onde a chuva deve ser mais forte
Ainda conforme a especialista, o sudoeste deve registrar os maiores acumulados, principalmente na área de Uruçuí e municípios vizinhos.
“A atenção especial vai para o sudoeste piauiense, mais precisamente a região de Uruçuí e áreas próximas, onde a chuva deve ser mais volumosa e acompanhada de tempestades, com ventos mais fortes e descargas atmosféricas”, completou.
Foto: Reprodução / Inmet

Como fica o tempo nas regiões
Segundo a previsão meteorológica diária da Sala de Monitoramento:
-
Norte
Há previsão de pancadas de chuva com trovoadas isoladas. Pode chover em cidades como Luís Correia, Parnaíba, Piripiri, Esperantina e Barras.
-
Centro-Norte
A região deve ter aumento de nuvens e pancadas, especialmente à tarde e à noite. Em Teresina, a máxima prevista é de 31°C, com possibilidade de chuva e trovoadas.
-
Sudeste
A condição é de pancadas isoladas. Pode chover em Oeiras e Paes Landim.
-
Sudoeste
Área com maior potencial de instabilidade, com chuva em Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus e Redenção do Gurguéia.
Tendência para os próximos dias
A Semarh aponta que, entre 11 e 17 de fevereiro, a chuva deve continuar distribuída pelo estado, podendo vir acompanhada de ventos mais intensos, especialmente no sudoeste.
Os sistemas responsáveis pelas instabilidades são o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
cidadeverde




