Educação

Sisu 2026: Estudantes monitoram ‘classificação parcial’ para planejar inscrições

A semana é de ansiedade para estudantes que sonham em ingressar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com inscrições abertas até sexta-feira (23), a expectativa é que mais de um milhão de pessoas declare interesse por até dois cursos em instituições de todo o país.

Uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, pode não ser suficiente para garantir uma das 274 mil vagas nos 7,3 mil cursos disponíveis. Na rede social X (ex-Twitter), usuários levam dúvidas e opiniões sobre a classificação parcial, recurso que tira o sono e cria uma categoria de “candidatos vigilantes”.

Funciona assim: uma vez por dia, o Sisu atualiza as notas de corte e posição dos candidatos nos cursos e modalidades de concorrência escolhidos. Os dados são temporários e não correspondem ao resultado final, mas servem como um indicador de probabilidade do estudante conseguir ou não a classificação.

O sistema fecha sempre à meia-noite, reunindo as informações salvas até o momento, e só fará uma nova atualização no dia seguinte. O horário exato de atualização não é divulgado – o que gera críticas por parte dos interessados, que passam o dia atualizando a página do candidato.

No meio tempo, enquanto as inscrições estiverem abertas, o aluno tem a liberdade de alterar livremente suas duas opções de curso – podendo, por exemplo, tentar uma vaga em outra instituição, caso acredite que não consiga a posição necessária no ranqueamento. As inscrições vão até às 23h59 de sexta-feira, com o resultado oficial divulgado no dia 29 de janeiro – data em que também começa o prazo para manifestar interesse na lista de espera.

Como acompanhar a classificação parcial do Sisu 2026

Ao fazer o login na página do Sisu, usando o login Gov.br, o estudante poderá ver duas opções de mensagens sobre a classificação parcial:

“Você está temporariamente dentro do número de vagas nesta modalidade: posição [XX] de [YY] vagas ofertadas”

“Você está fora do número de vagas nesta modalidade: posição [XX] de [YY] vagas ofertadas”

Caso a nota do escrito esteja abaixo da nota de corte, o ranqueamento não é mostrado e o usuário recebe a seguinte mensagem: “As notas de corte são temporárias e podem mudar conforme as inscrições são atualizadas.”

Sisu 2026 considera Enem desde 2023

Uma novidade para a edição do Sisu deste ano que gerou debates entre os estudantes foi a possibilidade do uso das notas das três edições mais recentes do Enem. Até o ano passado, somente a edição mais recente era considerada.

A mudança permite que vestibulandos que não se inscreveram no Enem 2025, mas participaram do Enem 2023 ou 2024, possam tentar uma das vagas em instituições públicas de ensino superior. A regra, porém, não é válida para quem participou das edições anteriores como “treineiro” – é preciso ter prestado o exame no ano de conclusão do ensino médio, ou depois da formação.

sbtnews

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo