Geral

Casa dos Ventos fecha contrato de R$ 5 bilhões com a Vestas para parque eólico no Piauí

A empresa brasileira Casa dos Ventos e a dinamarquesa Vestas, líder de energia eólica, anunciaram um contrato de R$ 5 bilhões para investimento no complexo eólico Dom Inocêncio, no Piauí, conforme anúncio das empresas nesta terça-feira (17).

A Vestas fornecerá 184 turbinas V150-4.5 MW para o complexo Dom Inocêncio, localizado entre os municípios de Dom Inocêncio, Lagoa do Barro e Queimada Nova, no Centro-sul do Piauí, totalizando 828 MW (Meggawatts).

O complexo eólico será capaz de gerar energia equivalente para abastecer aproximadamente 2 milhões de residências e será um dos maiores do Brasil, informaram as companhias.

Além do fornecimento dos aerogeradores e a responsabilidade pela execução do projeto de construção, a Vestas será responsável pelos serviços de operação e manutenção do empreendimento por 25 anos, segundo o comunicado.

O início da construção do complexo eólico está previsto para 2026, com comissionamento final em 2028.

O complexo eólico Dom Inocêncio deverá gerar mais de 8,5 mil empregos diretos e indiretos ao longo da fase de construção e operação, segundo estimativas da ABEEólica e do estudo “Ventos que trazem Empregos” da ABDI.

“O anúncio se confirma como o primeiro grande movimento do mercado eólico brasileiro desde 2023, sinalizando a retomada de investimentos de escala e a confiança da Casa dos Ventos por tecnologias de ponta para compor seu portfólio de expansão.”

“O Piauí possui um grande potencial eólico, sendo um dos líderes nacionais em energias renováveis, com destaque para as regiões Sudeste e litorânea do Estado, que se consolida como 3º maior gerador eólico do Brasil, impulsionado por ventos com velocidade média acima de 12 m/s em áreas estratégicas.”

Além disso, as empresas disseram que o Piauí vive um ciclo consistente de crescimento e o projeto se integra ao “desenvolvimento sustentável e geração de renda no estado.”

“Além de estimular a transição energética do país, nosso investimento também irá impulsionar significativamente o desenvolvimento socioeconômico da região”, diz Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.

Fonte: CNN Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo