Dois candidatos disputam eleição da reitoria da Uespi; resultado será às 21h

Estudantes, professores e técnicos escolhem nesta quarta-feira (12) o novo reitor ou reitora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A eleição teve início às 7h e vai até às 19h. Mais de 10 mil pessoas estão aptas a votar. A previsão é que por volta das 21h sairá o resultado. Os eleitos vão administrar a universidade por quatro anos, de 2026 a 2029.
Duas chapas disputam a reitoria este ano. O professor Paulo Henrique Pinheiro, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que tem como candidata a vice a professora Fábia Buenos Aires. A segunda chapa é da professora Lucineide Barros, do Centro de Ciências da Educação e Arte (CCECA), que tem como vice o professor Gisvaldo Oliveira da Silva.
A votação é online e pode ser realizada pelo aparelho celular ou computador de onde estiver, de casa, do trabalho, da universidade. O estudante e o professor receberam via e-mail as instruções para votar com senha e login. Com a mensagem, o estudante está autorizado a votar. Segundo a Comissão Eleitoral, a forma é segura e rápida.

Perfil dos candidatos:
Lucineide Barros Medeiro é professora da UESPI do Campus Poeta Torquato Neto (Teresina) desde 2006, é Doutora em Educação, Pesquisadora e Extensionista; integra o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura (PPGSC/UESPI), o Núcleo de Pesquisa em História Cultural, Sociedade e História da Educação Brasileira (NUPHEB/UESPI) e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE/UFPI). Participou ativamente da elaboração e monitoramento dos dois últimos Planos estaduais de educação do Piauí. Foi Coordenadora Geral do Sindicato do(a)s Docentes (ADCESP). É educadora popular e atua como ativista junto a movimentos sociais na defesa de direitos.
Paulo Henrique Pinheiro é professor da UESPI há 23 anos, atua no Centro de Ciências da Saúde – CCS em Teresina. Natural de Campo Maior, tem 58 anos, é cirurgião-dentista e biólogo, mestre e doutor em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Na Uespi, ele já exerceu as funções de Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Pró-reitor de Planejamento e Finanças e pró-reitor de Ensino de Graduação e foi Superintendente da SEDUC/PI.

cidadeverde




