Segunda superlua do ano será visível no Brasil nesta quarta-feira (5)

A segunda superlua de 2025 poderá ser observada no céu do Brasil e de várias partes do mundo na noite desta quarta-feira (5), se as condições climáticas forem favoráveis. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, ponto em que o satélite natural está mais próximo da Terra durante sua órbita.
Nesta data, a Lua passará a menos de 357 mil quilômetros do planeta, o que fará com que pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu, seu ponto mais distante. A melhor visualização deverá ocorrer logo após o anoitecer, por volta das 18h40, no horário de Brasília.
De acordo com plataformas astronômicas, o horário de aparição varia conforme a região do país: em São Paulo, a Lua cheia surgirá por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28. O fenômeno poderá ser visto a olho nu, sem necessidade de telescópios ou outros equipamentos, bastando um local com boa visibilidade do horizonte.
Esta será a segunda superlua do ano, a primeira ocorreu em 7 de outubro, e a próxima está prevista para 4 de dezembro. Segundo a NASA, costumam ocorrer de três a quatro superluas por ano, geralmente em sequência. Além do brilho mais intenso no céu, o fenômeno também influencia as marés, que tendem a ficar mais altas do que o normal.
meionorte




