Geral

UFPI terá cuidoteca para crianças de estudantes e servidores do período noturno

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, assinou nesta quinta-feira (23) um acordo para a implantação de uma cuidoteca na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O espaço será destinado a atividades de acolhida e cuidado de crianças com ou sem deficiência, com idades entre três e 12 anos, dependentes de estudantes, servidores e trabalhadores da universidade.

Para o titular do MDS, Wellington Dias, a iniciativa representa um avanço na Política Nacional de Cuidados. “As pessoas estudam e trabalham na Universidade Federal do Piauí, que é praticamente uma cidade, e terão ali um local onde, de forma muito organizada, possam deixar seu filho, sua filha, e possam estudar e trabalhar”, declarou.

Com foco em práticas lúdicas e inclusivas, a cuidoteca será organizada de forma a garantir acessibilidade em todas as etapas de implementação, utilizando linguagem simples e inclusiva e fortalecendo políticas de cuidado para crianças com deficiência e suas famílias.

A secretária nacional da Política de Cuidados e Família, Laís Abramo, destacou que esta será a segunda cuidoteca do Brasil e a primeira do Nordeste.

“Existem, inclusive, coletivos de mães que reivindicam esses espaços que permitam dar a oportunidade de estudar, concluir seus cursos, sabendo que as crianças estão bem cuidadas. É uma ideia inovadora que a gente está implementando. Temos a enorme satisfação de fazer isso agora na Universidade Federal do Piauí”, disse.

Para a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, o projeto contribui para a permanência dos estudantes na universidade.

“É um espaço, em que a mãe ou o pai pode assistir sua aula, e essa criança vai ser estimulada, vai estar num ambiente seguro, dentro da universidade, com todos os cuidados, já que é uma política de cuidado”, afirmou.

O que é a cuidoteca

A cuidoteca integra o Plano Nacional de Cuidados – Brasil que Cuida, promovendo corresponsabilidade social entre o Estado e a família, considerando tanto quem cuida quanto quem recebe cuidado. A iniciativa tem base legal na Lei nº 15.069/2024, que institui a Política Nacional de Cuidado (PNaC), e no Decreto nº 12.562/2025, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016) e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015).

O serviço será gratuito, seguro e acessível, oferecendo atividades lúdicas e recreativas, como brincadeiras, contação de histórias, leitura, jogos e artes, além de atividades de cuidados, como higiene, alimentação, descanso e trocas de roupa. A cuidoteca tem como objetivo apoio a pessoas responsáveis por crianças que precisam estudar, se qualificar ou trabalhar no período noturno.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo