Política

Lula pede a Trump retirada de tarifas e sanções contra o Brasil

encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, abriu um novo capítulo na relação entre Brasil e Estados Unidos.

Em uma conversa de 40 minutos, os presidentes trataram do fim das tarifas sobre produtos brasileiros e da suspensão da Lei Magnitsky, que impõe sanções a autoridades do país.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o encontro teve um clima “positivo”, “franco e colaborativo”. Lula reforçou o pedido para retirar as barreiras comerciais e encerrar as sanções, enquanto Trump respondeu no mesmo tom e prometeu agilidade.

“Tudo tem que ser resolvido em pouco tempo”, disse Trump, de acordo com Mauro Vieira.

O chanceler contou que o resultado deixou o Itamaraty otimista. Segundo ele, as equipes dos dois países devem começar as conversas ainda neste domingo (26), para tentar fechar um acordo em poucas semanas.

“Esperamos em pouco tempo agora, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores de atual tributação americana ao Brasil”, afirmou Vieira.

O Brasil também pediu aos Estados Unidos que suspendam temporariamente as tarifas enquanto as negociações avançam, mas, por enquanto, a resposta ainda não veio.

Segundo Mauro Vieira, Trump disse ter “grande admiração” por Lula e até manifestou interesse em visitar o Brasil em breve.

O assessor do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa; e Audo Faleiro, diplomata da equipe do assessor especial da presidência Celso Amorim, acompanharam a conversa ao lado de Lula.

Do lado americano, estavam o secretário de Estado, Marco Rubio; o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante do Comércio, Jamieson Greer.

Minutos depois do encontro, Lula escreveu nas redes sociais que teve uma “ótima reunião” com Donald Trump.

SBT News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo