Piauí chega a 100% das escolas de ensino médio integral e lidera matrículas

O Piauí se tornou, em 2025, o único estado do país a ter 100% das escolas públicas do ensino médio em tempo integral. Dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentados nesta quarta-feira (21) mostram que a rede estadual saiu de 19% das escolas nesse modelo, em 2022, para a totalidade em 2025. Os dados foram apresentados em solenidade realizada no Palácio do Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles e do secretário estadual de Educação Rodrigo Torres.
Os indicadores da educação pública estadual apontam ainda que o Piauí ocupa atualmente o primeiro lugar no ranking nacional de matrículas em tempo integral, com 81%. Nesse quesito, o estado saiu da 10ª colocação para a liderança em um período de três anos, deixando para trás estados como Pernambuco, Ceará e Paraíba.
Durante a apresentação dos dados, o secretário de Educação, Rodrigo Torres, destacou a importância do uso de indicadores para o planejamento das políticas educacionais.
“Está acontecendo uma revolução na educação do nosso estado. Isso só se faz com muita parceria, com muita dedicação e olhando para os dados. Cada escola sabendo sua meta, sabendo seu objetivo, e isso tem feito toda a diferença”, afirmou o secretário.
O Piauí também registrou um recorde histórico de participação em olimpíadas do conhecimento, saltando de 4.564 participações em 2024 para 10.531 em 2025.
Rafael Fonteles destacou que os melhores índices educacionais refletem diretamente em mais oportunidades para os estudantes.
“Isso significa melhores possibilidades de acessar o mercado de trabalho e também o ensino superior. Então, são dados como esses que demonstram que o Piauí está no caminho certo para transformar o Piauí, transformar as pessoas por meio da educação. É fundamental lembrar que são os municípios que cuidam, sobretudo, da educação infantil e do ensino fundamental. Por isso, nós apoiamos, por meio de um regime de colaboração do estado com os municípios, para que eles possam também ampliar as matrículas de tempo integral, melhorar os indicadores de alfabetização na idade certa e melhorar os indicadores de qualidade da educação”, disse.
Sonho de se tornar delegado
O evento também contou com a participação de Talisson Sales, de 18 anos, que é estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Pacífico de Moura Sales, na região da Santa Maria da Codipi. Ele conquistou medalhas em competições acadêmicas e sonha em se tornar delegado da Polícia Federal.
“Minha caminhada na educação durante todo esse tempo foi algo muito gratificante. Consegui ter algumas oportunidades que eu creio que foram únicas e consegui aproveitá-las, como a participação na TME, que foi o Torneio de Matemática Estadual, e na Olymia, que é o torneio de língua portuguesa. Nessas duas olimpíadas, eu tive um desempenho muito bom. Consegui a medalha de ouro na TME e a medalha de prata. Ano passado eu consegui um intercâmbio para os Estados Unidos, então foi uma experiência muito incrível, muito gratificante, porque consegui, além de conhecer uma cultura, ver novas formas de aprendizagem e novas formas de tecnologia. Creio que vai ser uma experiência que vou levar para a vida, além de conseguir ver a neve pela primeira vez, que foi algo muito incrível. E se você está estudando na escola Seduc, aproveite essa oportunidade”, narrou.
Com nota 960 na redação, Talisson aguarda o resultado do Sisu, no qual se candidatou para o curso de Direito.
“Estou querendo cursar Direito para futuramente fazer o concurso para delegado federal. Essa é a minha meta desde pequeno, sonho em ser policial. Agora estou vendo a oportunidade e estou muito ansioso para saber se vou conseguir correr atrás do meu sonho”, concluiu o estudante.
cidadeverde




