Geral

Sul-coreanos planejam 1º lançamento orbital da história do Brasil

No próximo dia 22, sábado, às 15h, pode acontecer o primeiro lançamento de satélites à órbita terrestre feito a partir do território brasileiro. Trata-se do foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, uma startup voltada ao desenvolvimento de veículos de pequeno porte.

O voo ocorrerá a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A instalação é operada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e serve como principal plataforma para lançamentos espaciais no país.

Foto: Reprodução/ Redes sociaisCentro de Lançamento de Alcântara

Centro de Lançamento de Alcântara

Foram realizadas no CLA as três tentativas de lançamento do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), em 1997, 1999 e 2003, todas mal-sucedidas. A tentativa mais recente fracassou antes mesmo de sua decolagem, com um incêndio catastrófico que matou 21 técnicos e engenheiros do programa espacial brasileiro e encerrou prematuramente o projeto.

Desde então, o Centro tem sido utilizado apenas para lançamentos suborbitais, principalmente com o foguete de sondagem VSB-30, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em parceria com a agência espacial alemã DLR.

O último lançamento do VSB-30 em Alcântara foi realizado em 2022. O veículo também é utilizado em missões a partir do Centro Espacial de Esrange, na Suécia; a última tentativa ocorreu no ano passado.

gp1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo