Geral

Startup piauiense cria memoriais virtuais para o Dia de Finados

No Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, muitas famílias visitam cemitérios para relembrar entes queridos. A startup piauiense Jazygo propõe uma nova forma de manter essa conexão por meio de memoriais virtuais, que permitem reunir fotos, vídeos e mensagens em homenagem a quem já partiu, em um mundo onde as famílias estão cada vez mais dispersas geograficamente, se propõe como uma ponte digital para ressignificar essa tradição.

A plataforma funciona como um espaço digital colaborativo, onde familiares e amigos podem compartilhar lembranças e preservar histórias. A proposta busca aproximar pessoas que, por estarem distantes, não conseguem participar das visitas presenciais.

Ponto de encontro para o afeto e a partilha

“O Dia de Finados é um momento de introspecção e homenagem, mas também de união familiar em torno da memória. Entendemos que a distância física não pode ser um impeditivo para essa conexão. Criamos a ferramenta para ser um santuário digital, um lugar onde cada história é preservada com a dignidade que merece e onde cada lembrança pode ser o fio que une avós, pais, filhos e netos. Queremos que a saudade seja um sentimento que conecta, e não o que isola. Nossa plataforma é a prova de que a tecnologia, quando usada com propósito, pode fortalecer nossos laços mais humanos”, afirma Marcos Sávio, CEO da Jazygo.

O contador José Raulino Castelo Branco Filho, é um dos primeiros a usar a plataforma para homenagear um ente querido. Com apoio da família, organizou a seleção de fotos e vídeos que marcaram a trajetória e convívio do pai, José Raulino, falecido há 10 anos.

“Falar de meu pai me emociona e saber que agora sua história servirá como legado para as próximas gerações me deixa muito feliz, pois a gente precisa deixar esse registro para quem não teve a oportunidade de conviver com ele”, declara Raulino Filho.

Foto: Divulgação


Contador Raulino Filho visita o túmulo dos pais e confere memorial online com acesso via qrcode

“A proposta da Jazygo respeita a solenidade da data ao mesmo tempo em que a atualiza. Enquanto as homenagens tradicionais se concentram em um único dia, o memorial online é um tributo perene, acessível a qualquer momento e de qualquer lugar. Ele garante que as histórias, os ensinamentos e as peculiaridades de cada indivíduo não se percam com o tempo, mas se tornem parte viva do legado familiar”, argumenta o CEO.

Sobre o Jazygo

O Jazygo é uma plataforma online dedicada à criação de memoriais digitais, permitindo que famílias e amigos preservem as histórias e legados de pessoas falecidas. Com uma interface intuitiva e recursos multimídia, a startup piauiense, nascida do programa Startup Nordeste (Sebrae-PI), oferece um espaço de homenagem e conexão para as gerações presentes e futuras.

Foto: Divulgação

Plataforma digital Jazygo permite que famílias criem um elo afetivo duradouro, transformando a maneira de honrar e compartilhar o legado de quem partiu.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo