Sismógrafos do Piauí registram tremor de terra no Maranhão; abalo foi sentido a 97 km de Teresina

Sismógrafos instalados no Piauí registraram, na noite desta quinta-feira (13), um tremor de terra de magnitude estimada em 4.1 no Leste do Maranhão, estado vizinho do Piauí. O abalo foi sentido principalmente em Parnarama e Caxias, a cerca de 97 km de Teresina, e também em cidades vizinhas.
O QUE ACONTECEU
O professor Werton Costa, Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Piauí comunicou que de acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis), as estações de monitoramento de Pedro II e Floriano detectaram um evento sísmico com magnitude aproximada de 4.0 na região entre os municípios de Caxias e Parnarama, área conhecida como Médio Parnaíba. Também foram registrados tremores de magnitude 2.0 na região.
“A ocorrência sísmica chama a atenção pois ocorre em área profunda no centro da Bacia Sedimentar do Rio Parnaíba. A Defesa Civil do Piauí está mantendo contato com as defesas civis municipais maranhenses do entorno para colher mais informações sobre o fenômeno”, comentou Werton.

Estação sismológica de Pedro II detectou tremor de terra no Maranhão | Foto: Werton Cost
Moradores relatam sensação de tremor
O abalo foi inicialmente detectado às 22h07 pelo Android Earthquake Alerts System, sistema de alerta sísmico do Google, que indicou Caxias como a cidade mais próxima do epicentro, a cerca de 59 km.
Poucos minutos após o registro, moradores de Caxias, São João do Sóter e localidades próximas relataram, em grupos de WhatsApp, que:
• o chão tremeu brevemente;
• houve vibração rápida nas paredes;
• alguns móveis balançaram;
• a sensação foi semelhante a um impacto curto no solo.
Os relatos coincidiram com o horário indicado pelo sistema de alerta, reforçando a ocorrência do tremor
Região possui fraturas geológicas
Geólogos explicam que essa área entre Parnarama, Matões e Timon está localizada sobre lineamentos geológicos, também chamados de linhas de cisalhamento, fraturas antigas existentes na Bacia Sedimentar do Rio Parnaíba.
Essas estruturas podem facilitar a liberação de energia no subsolo, o que explica a ocorrência de tremores como o registrado quinta-feira. Evento é incomum, mas não considerado grave.
Embora tenha sido suficiente para ser percebido por moradores, um tremor de magnitude 4 é considerado baixo risco para causar danos estruturais.
O fato de ser raro no Maranhão, porém, mantém a população em alerta e motivou a intensificação do acompanhamento pelas autoridades.
meionorte




