Secretário atribui cancelamentos de voos no Piauí a crise no setor aéreo

O secretário de Turismo, Daniel Oliveira, comentou os recentes problemas que o estado enfrenta com os cancelamentos e retornos frequentes de voos para destinos turísticos como Parnaíba e São Raimundo Nonato. Apesar da demanda, durante 2025, por várias vezes os voos foram cancelados, mas logo depois retornaram.
Na última sexta-feira (30), Rafael Fonteles anunciou parceria com a Gol Linhas Aéreas com a criação de novos voos para Parnaíba (litoral) e São Raimundo Nonato (sul), no Piauí. Além das duas cidades piauienses, a empresa informou que também ampliará a oferta de voos com novas rotas para Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Atualmente, a companhia opera voos diretos ligando Teresina a São Paulo e Brasília, além de rotas com conexões.
Segundo o secretário, os recentes cancelamentos fazem parte de um problema nacional enfrentado pelas empresas.
“Na verdade, é um problema nacional, uma temática nacional. As operadoras de voos, as companhias aéreas do Brasil, estão em dificuldade do ponto de vista do equilíbrio financeiro, entre oferta e demanda, entre outros fatores. Então, esse problema nacional não tem sido impeditivo para o governo do Estado, para o governador Rafael, buscar soluções. Uma prova disso é a retomada de voos regulares em Parnaíba, pela Latam, a partir do hub de Fortaleza. E uma prova disso é o anúncio que o governador fez com ampliação, tornando Teresina um hub de conexão aérea também para o Estado, com mais de cinco destinos integrados, integrando também o Estado de Norte a Sul, com voos regulares”, afirmou.
Ele explicou que essa ampliação de opções de voos é algo contínuo, mas destacou que, mesmo com o problema enfrentado pelas companhias aéreas, o governo tem buscado melhorar as opções para o estado.
“Vai ser um processo paulatino. Não vai começar agora nem no mês que vem de imediato, mas, naturalmente, o ano de 2026 vai ter essa marca, do ponto de vista de incremento de atrativos e de possibilidades turísticas. Então, eu diria que é um problema conjuntural, do ponto de vista das companhias aéreas, mas, mesmo com essas dificuldades, o governo tem apresentado e buscado soluções”, finalizou.
São Raimundo Nonato sem voos
Desde agosto do ano passado, o aeroporto Serra da Capivara está sem voos comerciais. As viagens eram feitas pela companhia Azul Linhas Aéreas que havia iniciado em dezembro de 2022, com quando passou a operar voos regulares entre Recife e o município, com duas frequências semanais, conectando também a cidade a Petrolina (PE).
As operações eram realizadas com aeronaves ATR 600, com capacidade para 70 passageiros. Para viabilizar os voos, o aeroporto passou por uma série de adequações estruturais e operacionais, incluindo melhorias para processamento de passageiros, segurança e aquisição de equipamentos conforme as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Parnaíba também perdeu voos da Azul, mas recebeu novas rotas da Latam, que opera no município do litoral piauiense com dois embarques e desembarques semanais.
cidadeverde




