Receita Federal alerta para golpe do falso ‘gov.br’

A Receita Federal divulgou, nesta segunda-feira (1º), uma série de orientações para alertar os contribuintes acerca de um novo golpe que tem sido aplicado na praça. De acordo com o órgão, quadrilhas têm utilizado nomes e CPFs reais para criar páginas de internet com a aparência do Gov.br.
Os sites falsos contém as informações pessoais dos cidadãos e avisos de cobrança, com alertas de urgência, para causar preocupação e fazer com que as vítimas caiam no golpe mais facilmente.
Por isso, a Receita pede atenção com relação à presença de palavras, como “agora” e “urgente”, que são usadas para forçar um pagamento imediato
Outro ponto para o qual o contribuinte deve se atentar é o endereço descrito na barra do site. Caso o domínio não termine com “gov.br“, é preciso desconfiar e consultar um canal oficial, como o e-CAC, que centraliza, pendências e débitos.
Toda e qualquer cobrança que não constar nesta base de dados deve ser considerada inexistente e passível de fraude.
A Receita afirma que não trabalha com prazos curtos para a solução de pendências, além de não solicitar pagamentos por aplicativos ou através de links externos. Além disso, o órgão lembra que não envia boletos, descontos ou intimações por mensagens ou e-mail.
sbtnews




