Geral

Produção de grãos no Piauí deve crescer quase 17% e atingir novo recorde em 2026

produção de grãos no Piauí deve crescer quase 17% e bater um novo recorde em 2026, é a projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira (16).

A estimativa é que sejam colhidas 6,6 milhões de toneladas de grãos esse ano, cerca de 200 mil a mais que a safra recorde de 2023, quando foram produzidas mais de 6,4 milhões de toneladas.

O prognóstico da produção de grãos leva em conta a coleta de dados em campo pelos técnicos do IBGE, com informações obtidas diretamente dos produtores, sindicatos, cooperativas e outros representantes do setor.

Segundo o órgão, esse crescimento da produção de grãos no Piauí se deve ao aumento da área colhida, que saltou de 1 milhão de hectares para 1,12 milhão, e ao aumento da relação entre a produção e a área.

Foto: Reprodução

Soja e milho devem liderar o avanço da produção de grãos em 2026, mantendo-se como as culturas de maior relevância agrícola no estado.

A produção de milho apresenta a maior taxa de crescimento, com alta estimada de 27,67%, alcançando 2,08 milhões de toneladas. Já a soja tem previsão de aumento de 15,74%, com produção total estimada em 4,14 milhões de toneladas. Juntas, as duas culturas devem responder por 94% de todo o volume de grãos colhido no período.

O prognóstico da safra indica que o feijão deverá ser o cereal com maior proporção de crescimento na produção em 2026, estimando-se um aumento de 124,8% da colheita em relação ao ano passado.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo