Geral

Previsão indica retorno das chuvas em Teresina e Defesa Civil reforça alertas

Após dias de tempo seco e calor intenso, o cenário climático começa a mudar no Piauí, especialmente na capital. A previsão é de que as chuvas voltem a ocorrer de forma gradual a partir da segunda quinzena de janeiro, marcando a quebra do chamado veranico, período prolongado de estiagem dentro da estação chuvosa.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, os sinais da mudança no tempo já devem ser percebidos nos próximos dias.

“Agora, a partir deste final de semana, após o dia 15, a gente já começa a ver uma mudança muito significativa no céu. De manhã ainda amanhece com nuvem, mas à tarde limpa, então vocês vão começar a ver no final da tarde nuvens, as primeiras chuvas, a quebra do veranico, que é mais importante. Elas se intensificam após o dia 20, mas, imediatamente ao dia 15, o teresinense vai poder se deleitar com algo sereno, alguma garoa localizada e, progressivamente, essas chuvas vão ganhando volume”, explicou.

Apesar da expectativa positiva com o retorno das chuvas, a Defesa Civil alerta para cuidados básicos de segurança, especialmente em áreas urbanas mais vulneráveis a alagamentos e descargas elétricas.

“Agora vale a regra de segurança, principalmente para você que transita por áreas que facilmente alagam, e nós temos muitas na nossa capital. Você que está em áreas abertas, saia de área aberta por causa dos raios, muito cuidado com as árvores, com a rede elétrica, critérios clássicos de segurança para se manter seguro e preservar também o seu patrimônio”, alertou.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo