Polícia

Piauiense da lista dos mais procurados do Brasil é preso após tiroteio no CE

Um dos foragidos mais procurados do Brasil, natural do Piauí, foi preso pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) na tarde desta terça-feira (13), no município de Boa Viagem (CE). Com a prisão, o nome de Antônio Flávio dos Santos Mendes, de 30 anos, deixa oficialmente a lista nacional de procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Antônio Flávio figurava entre os oito criminosos mais perigosos do Piauí, conforme relação divulgada pelo Governo Federal em dezembro de 2025, no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Ele possuía mandado de prisão temporária por tráfico de drogas e era considerado alvo estratégico no combate às organizações criminosas.

Prisão ocorreu após tentativa de homicídio

A prisão foi realizada por equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (4º BPM), após uma ocorrência de tentativa de homicídio registrada no bairro Osmar Carneiro, em Boa Viagem.

De acordo com a PMCE, os policiais faziam patrulhamento ostensivo quando se depararam com um tumulto em via pública. Ao se aproximarem, constataram que um homem havia sido atingido por disparos de arma de fogo.

Durante as diligências, os suspeitos tentaram fugir e desobedeceram à ordem de parada, mas Antônio Flávio foi capturado após acompanhamento policial.

Arma, munições e moto foram apreendidas

Com o suspeito, os policiais apreenderam:

  • uma pistola calibre 9mm,

  • 12 munições,

  • um aparelho celular,

  • além de uma motocicleta utilizada na fuga.

O homem e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Regional, onde foi lavrado procedimento com base no artigo 121 do Código Penal, que trata do crime de homicídio (na forma tentada).

Nome deixa lista nacional de procurados

Antônio Flávio dos Santos Mendes integrava a Lista dos Procurados do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que reúne criminosos cuja prisão é considerada estratégica em nível nacional.

Com a captura, o nome do foragido já não consta mais no sistema do MJSP, reduzindo para sete o número de piauienses ainda procurados na lista nacional.

Cada estado pode indicar até oito nomes, conforme critérios de periculosidade definidos pelo ministério, em articulação com as forças estaduais de segurança.

Lista do Piauí segue com sete nomes

Foto: Reprodução / Governo Federal

Antes da prisão, o Piauí tinha oito foragidos na lista nacional. Agora, permanecem:

  • Carlos Acácio Freitas dos Santos

  • Emanuel da Costa Lima

  • Micael do Nascimento Silva

  • Mizael da Conceição Silva Barbosa

  • Raimundo de Brito Machado

  • Robervani Lima Machado Ferro

  • Stenio Igor Gomes dos Santos

As forças de segurança reforçam que denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos telefones 190 (PM)197 (Polícia Civil) e 181 (Disque Denúncia), além do site oficial do MJSP.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo