Geral

Piauí tem alertas de ventos fortes, baixa umidade e chuvas intensas;veja cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (23), três alertas climáticos para diferentes regiões do Piauí. Os avisos abrangem desde o litoral até o extremo sul do estado, com riscos associados à intensificação dos ventos, baixa umidade do ar e ocorrência de chuvas intensas.

No litoral, o órgão prevê o aumento significativo da velocidade dos ventos. As rajadas podem provocar deslocamento de dunas sobre áreas construídas da orla, oferecendo risco a moradores, comerciantes e turistas. O alerta vale até 23h59 deste domingo e inclui os municípios de Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.

Nas regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado, permanece ativo o alerta de tempo seco. A umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 30% em cidades como Barras, Campo Maior, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Picos, Piracuruca, Piripiri e Teresina.

Em situações de baixa umidade, o Inmet recomenda reforçar a hidratação, evitar exposição ao sol e reduzir atividades físicas ao ar livre durante as horas mais quentes do dia.

Foto: Reprodução/INMET

Já no extremo sul do Piauí, o aviso é para chuvas intensas. A previsão aponta precipitações entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes entre 40 e 60 km/h. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.

Entre os municípios sob alerta estão Bom Jesus, Corrente, Cristino Castro, Eliseu Martins, Gilbués, Manoel Emídio, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

O Inmet orienta a população a seguir medidas de segurança:

  • Em caso de rajadas de vento, evitar abrigo sob árvores e não estacionar veículos próximos a placas, outdoors ou torres de transmissão.
  • Desligar aparelhos elétricos da tomada em momentos de instabilidade.
  • Buscar informações atualizadas junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

 

 

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo