Piauí abre seletivo para residências médicas com vagas em quatro áreas

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou edital de Processo Seletivo de Residências Médicas 2026.1, que visa preencher oito vagas destinadas a médicos devidamente registrados no conselho de classe do estado do Piauí. As atividades serão desenvolvidas no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP).
As vagas são para:
- Anestesiologia (3 vagas)
- Cardiologia (2 vagas)
- Infectologia (2 vagas)
- Neurocirurgia (1 vaga)
As inscrições ocorrem de 24 a 29 de dezembro. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 300,00.
Poderão inscrever-se candidatos graduados em Medicina ou matriculados no último semestre, desde que a colação de grau ocorra impreterivelmente antes da data de início do programa para o qual concorrem. É vedada a participação de estudantes cuja conclusão do curso de Medicina se dê após a data de início do programa, bem como de médicos(as) não habilitados(as).
Os Programas sediados no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portella (IDTNP) que, conforme a Resolução CNRM nº 02/2006, exijam
atividades obrigatórias em urgência e emergência, realizarão tais atividades no Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha (HUT).
Prova
A prova está prevista para ser realizada no dia 23 de janeiro de 2026, e o resultado final deve ser divulgado em 19 de fevereiro de 2026. Já o início da residência está previsto para o mês de março.
Conforme o edital, será considerado habilitado o candidato que atingir o percentual mínimo de 50% de acertos na Prova Escrita Objetiva, equivalendo a, no mínimo, 50 questões corretas. Os candidatos que não alcançarem tal pontuação mínima serão eliminados do Processo Seletivo.


CIDADEVERDE




