Petrobras aprova novo programa de demissão voluntária

A empresa de Petróleo Brasileiro (Petrobras) anunciou nesta segunda-feira (03), um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV) voltado a cerca de 1,1 mil empregados. Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os desligamentos devem acontecer no decorrer do próximo ano.
Poderão aderir ao programa os funcionários que já se aposentaram pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antes da reforma da Previdência e os que ainda estão em atividade na estatal.
Segundo a Petrobras, o programa busca “renovação gradual dos quadros”, com foco na transmissão de conhecimento e na continuidade operacional. A medida, aprovada pelo conselho de administração, está alinhada ao plano de negócios da empresa.
Segundo o Banco Central (BC) as estatais federais registraram déficit recorde de R$ 8,9 bilhões de janeiro a setembro de deste ano. É o pior resultado desde o início da série histórica, em 2002. A estatal divulgou o relatório “Estatísticas Fiscais”, na última sexta-feira (31).
A metodologia utilizada pelo Banco Central não é vista com bons olhos pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Para o ministério, os números não refletem a real situação das companhias por não detalharem dados contábeis, como receitas, custos, ativos e lucros.
Com colaboração da repórter Lilian Aragão
gp1
				
					
					



