Geral

“Oportunidade única”, diz aluna do Piauí que vai para intercâmbio na China

estudante Aurélia Cristina, de Bertolínia, foi uma das selecionadas para participar do intercâmbio estudantil promovido pelo Governo do Estado. Ela viajará para a China e descreveu a conquista como um momento de realização pessoal e familiar.

“Eu estou muito feliz, porque para mim, para a minha família, é uma grande realização, é uma oportunidade única de mostrar que um estudante de escola pública pode sim estar representando o nosso estado do Piauí”, disse.

Ela destacou o esforço dos alunos da rede pública e o apoio das escolas.

“A gente nota que o aluno de escola pública está tendo a oportunidade que antes não era dada a ele. E a gente está agarrando. Por isso estamos tendo esse alto desempenho”, afirmou.

Sobre o impacto pessoal, Aurélia completou que “o intercâmbio abriu mais a minha mente pra acreditar que eu realmente posso ser quem eu sou.”

Encontro com estudantes 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, se reuniram nesta segunda-feira (17), no Palácio de Karnak, com estudantes da rede estadual selecionados para intercâmbios em países como Estados Unidos e China. Os jovens fazem parte do Seduckathon 2025 e representam 10 municípios piauienses.

Durante o encontro, Rafael Fonteles ressaltou o impacto do programa na vida dos estudantes e de toda a comunidade escolar.

“É emocionante o depoimento aqui dos estudantes, das mães, dos professores. Você percebe quão significativo é esse programa para o desenvolvimento, não apenas dos que vão para o intercâmbio, mas todos aqueles que participaram de todo esse movimento, essa competição que resultou nos estudantes que vão para o exterior”, afirmou o governador.

Ele citou que os destinos incluem Estados Unidos, China, Alemanha, Portugal, Coreia do Sul e Singapura, todos reconhecidos por excelência educacional e tecnológica. Muitos dos jovens viajarão de avião pela primeira vez. “Isso vai ser transformador, não apenas para eles e suas famílias, mas também para toda a comunidade escolar”, completou.

“Revolução na educação pública”, diz Washington Bandeira

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O secretário Washington Bandeira afirmou que o intercâmbio é resultado direto da modernização da educação pública estadual.

“É um evento que simboliza essa revolução na educação pública do Piauí, que a gente tanto fala, que o governador Rafael Fonteles tanto fala, que está acontecendo em todos os municípios do nosso estado, com as escolas de tempo integral, com o ensino profissional, técnico, tecnológico, com a melhor estrutura nas escolas, com as disciplinas inovadoras, com o incentivo financeiro e com os intercâmbios educacionais”, disse.

Ao todo, 55 estudantes e 11 professores embarcam para os dois países nesta etapa do programa.

“Eles vão ter essa imersão e vão voltar transformados, para transformarem não só as suas vidas e de suas famílias, mas para nos ajudarem nessa transformação do nosso Piauí e do nosso Brasil”, afirmou o secretário.

O que é o Seduckathon 2025

O Seduckathon premiou 130 estudantes com intercâmbios internacionais para alguns dos países mais avançados em tecnologia, educação e inovação. Além dos campeões por categoria, os alunos com melhores notas em Língua Portuguesa e Matemática também foram contemplados.

O programa integra a política de universalização do Ensino Médio em tempo integral e o fortalecimento de áreas como robótica, programação, inteligência artificial e empreendedorismo em todas as escolas estaduais.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo