Educação

Ministro empossa a reitor do IFPI e anuncia quatro novos campi no Piauí

O ministro da Educação, Camilo Santana, deu posse nesta terça-feira (4) ao reitor Paulo Borges, reconduzido para mais um mandato à frente do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A cerimônia aconteceu em Teresina durante agenda do governo federal no estado dedicada à educação profissional, técnica e superior.

A recondução de Paulo Borges foi referendada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Ministério da Educação (MEC). “Foi uma honra estar aqui para esta cerimônia. Parabéns pelo seu trabalho, sua liderança e pelo amor que o senhor tem pelo IFPI”, disse Camilo Santana.

O reitor agradeceu o apoio do Ministério da Educação e do Governo do Estado, afirmou que a presença da juventude simboliza o papel social do IFPI e destacou que a atual gestão federal tem promovido uma transformação na educação profissional do país.  “É o apoio que nos faz avançar”, disse.

Expansão da rede federal no Piauí

Durante o evento, o ministro destacou que o Piauí terá quatro novos campi do IFPI, em Altos, Esperantina, Barras e Luzilândia, elevando a rede para 24 unidades no estado. Atualmente, o IFPI possui três campi na capital e 17 no interior.

“Antes do presidente Lula, nós só tínhamos 140 campi. Com a retomada, vamos para 786, e queremos chegar a mil campi do Instituto Federal em todo o Brasil”, afirmou o ministro.

 A expansão integra o plano do governo federal de chegar a mil unidades dos Institutos Federais no país, em meio a um esforço de recomposição orçamentária e retomada de investimentos na rede.

O governador Rafael Fonteles reforçou o pleito para ampliar ainda mais a rede no estado.

“Pedimos dez, o senhor deu quatro. Como a meta é 1.001, o senhor já sabe quais são os próximos seis, inclusive um na zona Norte de Teresina”, declarou.

Formação técnica e inovação

O ministro ressaltou o papel dos Institutos Federais na formação profissional, especialmente em áreas como inteligência artificial, robótica e ciência de dados. Segundo ele, o governo federal está recompondo orçamento, abrindo novas vagas para professores e servidores e investindo na estrutura dos campi com laboratórios, bibliotecas e restaurantes estudantis.

O governador afirmou que o IFPI integra um conjunto de políticas estaduais que buscam transformar o ambiente escolar e preparar jovens para setores tecnológicos.

“O IFPI é fundamental para essa revolução tecnológica que nós queremos fazer no Piauí”, disse.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo