Educação

Ministério amplia vagas de professores e técnicos na UFPI

 Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi contemplada com a ampliação do número de cargos docentes e técnico-administrativos por meio da Portaria Conjunta MGI nº 70, publicada em 8 de outubro de 2025. O ato, assinado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e pelo ministro da Educação, amplia o Banco de Professor-Equivalente e atualiza o quadro de servidores das universidades federais.

No caso da UFPI, o banco de professor-equivalente do Magistério Superior passou de 2.855,93 para 2.874,43, com a inclusão de 10 novas vagas equivalentes a 16,5 cargos e mais 2 equivalências destinadas a professores substitutos e visitantes. Já nas unidades de ensino básico, técnico e tecnológico subordinadas à universidade, houve aumento de 8 vagas, o que eleva o fator total de 188,02 para 202,50.

Além da expansão no quadro docente, a portaria também atualiza o quantitativo de cargos técnico-administrativos da instituição. O total de vagas da UFPI passou de 1.173 para 1.160, com redução em cargos da classe C, que tiveram 80 postos vagos transformados conforme a Lei nº 15.141/2025, e acréscimo de novas vagas nas classes D e E, de maior nível de qualificação. A universidade passa a contar agora com 700 cargos na classe D e 396 na classe E.

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo da portaria é adequar o quantitativo de servidores às demandas atuais das universidades federais, em especial diante da criação de novos cursos e campi e do aumento da oferta de vagas no ensino superior público. Na UFPI, o impacto deve ser sentido tanto nos campi de Teresina quanto nas unidades do interior, como Picos, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo