Megavazamento do Gmail: saiba como identificar se seus dados foram vazados

Cerca de 183 milhões de endereços e senhas do Gmail, serviço de e-mail do Google, foram expostos em uma grande violação de dados. O especialista australiano em cibersegurança Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned, informou nessa segunda-feira (27) que o megavazamento comprometeu aproximadamente 3,5 terabytes de informações, afetando milhões de usuários em todo o mundo.
Como saber se seus dados foram vazados
Para verificar se sua conta foi comprometida, siga as etapas abaixo:
Acesse o site Have I Been Pwned, que permite checar se seu e-mail foi alvo de alguma violação nos últimos 10 anos.
Caso o endereço tenha sido exposto, o site exibirá a mensagem: “Ah, não — pwned! Este endereço de e-mail foi encontrado em diversas violações de dados. Revise os detalhes abaixo para ver onde seus dados foram expostos.”
A plataforma também indica quais serviços ou aplicativos conectados ao Gmail foram responsáveis pelo vazamento.
São exibidos ainda a data do incidente e os tipos de informações comprometidas.
O que fazer se sua conta foi afetada
Se o seu e-mail estiver entre os vazados, a recomendação é alterar imediatamente a senha e ativar a autenticação multifator (MFA) — recurso que adiciona camadas extras de segurança no login e reduz o risco de invasões.
Origem do megavazamento
De acordo com Troy Hunt, o megavazamento ocorreu em abril deste ano, mas só foi divulgado recentemente por meio de seu site, que monitora violações de dados e alerta usuários sobre possíveis exposições.
“Todos os principais provedores têm endereços de e-mail ali. Eles vêm de todos os lugares que você possa imaginar, mas o Gmail sempre aparece em grande destaque”, afirmou Hunt ao jornal Daily Mail.
gp1




