Geral

Mãe denuncia agressão a aluno autista em escola municipal de Teresina

A mãe de um estudante de 12 anos de uma escola municipal no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, registrou um boletim de ocorrência denunciando que o filho, uma criança com transtorno do espectro autista (TEA), foi agredido por colegas de sala no último dia 24 de outubro.

Em nota enviada ao Cidadeverde.com, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) afirmou que a equipe escolar interveio imediatamente, convocou as famílias, disse que os alunos pediram desculpas e que o estudante com autismo conta com apoio de auxiliar em sala. A pasta também afirmou que segue adotando providências para garantir a segurança e o ambiente inclusivo. Confira a nota na íntegra ao fim da reportagem. 

De acordo com o relato da mãe, a agressão ocorreu na porta da sala de aula, quando o menino retornava de um bebedouro.

“Ele disse que quando viu que o professor ia entrar, foi pegar uma água e quando voltou esbarrou em um menino e esse menino não gostou, começou a empurrar ele, terminou que ele apanhou de dois alunos da sala dele e não apareceu ninguém da escola para evitar. Quando ele foi para o banheiro, que a boca dele estava sangrando, foi que a diretora apareceu. E se eles tivessem matado ele? A escola tem que prestar atenção”, contou a mãe.

Ela afirmou ainda que, ao ser informada do ocorrido e retornar à escola, encontrou o filho machucado.

“Quando me ligaram e eu voltei na escola ele estava dentro da sala de aula com a boca ferida. A pedagoga não falou nada e a diretora disse só que os alunos tinham se desentendido. Eu não discuti com ela, só peguei ele e levei para casa. No dia seguinte ele amanheceu o dia com o rosto inchado e vai ficar por isso mesmo? Ele vai para a sala de aula com os dois agressores dentro da sala? Não tem como”, desabafou.

A mãe informou que, desde o episódio, decidiu não levar o filho de volta à escola até que o caso seja apurado e medidas sejam tomadas.

Segundo ela, o menino possui laudo médico que recomenda acompanhamento multidisciplinar, suporte escolar especializado e um plano educacional individualizado, mas a instituição informou que a criança não precisa

“Ele escreve bem, desenha bem e tem altas habilidades e a escola disse que por ele ser de dentro de sala de aula, não precisa de suporte ou acompanhamento”, pontuou.

Confira nota na íntegra

NOTA INFORMATIVA

No dia 24 de setembro do corrente ano, ocorreu uma situação de conflito entre alunos na Escola Municipal Mariano Alves de Carvalho, envolvendo um estudante com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros dois colegas.

A equipe gestora da escola interveio prontamente, mediou a situação e convocou as famílias dos alunos envolvidos. Durante o diálogo, os responsáveis foram informados sobre os fatos e os alunos se desculparam entre si, sendo registrado que as mães saíram cientes e compreendendo o ocorrido.

Importante destacar que o estudante com TEA e outros alunos com deficiência na sala, contam com um Auxiliar de Apoio à Inclusão em sala de aula, conforme previsto na política nacional de Educação Especial. A escola segue adotando as providências cabíveis para a garantia da segurança, mediação de conflitos e manutenção do ambiente escolar inclusivo e acolhedor.

Teresina, 31 de outubro de 2025

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo