Lula anuncia Guilherme Boulos como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele substituirá Márcio Macedo, que deixa a função após quase dois anos no posto. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (21).
A decisão foi acertada durante reunião entre Lula e Macedo, realizada na tarde desta segunda-feira, no Palácio do Planalto. Segundo nota oficial do governo, também participaram do encontro a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social).

A escolha de Boulos vinha sendo discutida há semanas e integra o processo de reorganização política do governo para as eleições de 2026. O movimento reforça a presença de aliados estratégicos de Lula em cargos de destaque no Planalto e amplia o espaço do PSOL na estrutura do Governo Federal.
Com o novo cargo, Boulos, que é um dos principais nomes da esquerda nacional e aliado próximo do presidente, deve atuar na articulação com movimentos sociais e na condução de pautas voltadas à participação popular.
gp1