Geral

Livro de médico piauiense resgata a história de Parnaíba como polo econômico do Nordeste

Na véspera do Dia do Piauí, será lançado o livro “O Náufrago do SS Eugene Thayer – Parnaíba 1942”, do médico e escritor parnaibano Edilson Carvalho. O evento acontece no dia 17 de outubro, às 19h, na Academia Parnaibana de Letras, e marca a estreia do autor na literatura.

A obra mistura fatos históricos e ficção para revisitar a trajetória de Parnaíba, cidade localizada no litoral norte do Estado, que foi um dos principais centros comerciais do Nordeste nas décadas de 1930 e 1940.

Inspirado em um episódio real, o naufrágio de um navio, o livro usa a história de um sobrevivente que viveu em Parnaíba por dez anos como fio condutor para narrar a transformação do município, de potência econômica a cidade em declínio.

“Foram 13 anos de pesquisa para construir o livro e compreender como a cidade perdeu sua hegemonia. Esse declínio não se deve apenas a fatores locais, mas também a uma conjuntura internacional. Durante a Segunda Guerra Mundial, o epicentro econômico global se deslocou da Europa, com quem Parnaíba mantinha comércio direto através de empresas como a Casa Inglesa e a Marc Jacob, para os Estados Unidos”, explica o autor.

A obra também destaca a desvalorização das commodities que sustentavam a economia local, como carnaúba e babaçu, além do impacto do isolamento causado pela interrupção de um projeto ferroviário, que desviou o fluxo comercial para a rota São Luís, Teresina, Fortaleza. Dependente do transporte fluvial, Parnaíba acabou ficando à margem do novo eixo de desenvolvimento regional.

Para Edilson Carvalho, compreender o passado é essencial para pensar o futuro da cidade e do Estado.

“Já exportamos carnaúba e babaçu, produtos que perderam valor com a Segunda Guerra Mundial, e ainda hoje, em pleno 2025, sofrem com a queda de preço, mesmo o Piauí sendo o maior produtor de pó de carnaúba do Brasil. Temos um porto, uma ZPE e um aeroporto capazes de impulsionar nossas riquezas. É preciso revisitar a história para traçar estratégias mais assertivas para o desenvolvimento do Piauí”, destaca.

O lançamento é aberto ao público e acontecerá na sede da Academia Parnaibana de Letras, localizada na Rua Alcenor Candeira, 680, Centro de Parnaíba.

“Convido meus conterrâneos a participarem desse momento singular da minha vida. Será uma oportunidade única para jornalistas, historiadores e amantes da cultura explorarem a memória de uma cidade que marcou a história do Nordeste”, convida o autor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo