Geral

INSS ainda não confirma datas do 13º salário de 2026; pagamento depende de decreto

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguem à espera da definição do Governo Federal sobre as datas de pagamento do 13º salário em 2026. Até o momento, o Executivo não confirmou oficialmente quando o benefício será liberado.

O 13º do INSS é quitado, tradicionalmente, em duas parcelas. Nos últimos anos, o governo decidiu antecipar a primeira parte para o primeiro semestre, como estratégia para estimular a economia e reforçar o orçamento dos segurados. Caso o formato adotado anteriormente seja mantido, a tendência é que os depósitos ocorram entre abril e junho. Entretanto, a antecipação depende da edição de um decreto presidencial, que ainda não foi confirmado.

” alt=”” aria-hidden=”true” />Pagamento do 13° ainda não possui datas confirmadas - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pagamento do 13° ainda não possui datas confirmadas – Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilTêm direito ao pagamento:

  • pensionistas;
  • aposentados;
  • beneficiários de auxílio-doença;
  • auxílio-acidente;
  • auxílio-reclusão;
  • salário-maternidade

chances de antecipação

Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizar a medida, a primeira parcela será paga sem descontos. Já possíveis deduções, como o Imposto de Renda, ficarão concentradas na segunda parcela. Mesmo sem confirmação oficial até o momento, a expectativa pela antecipação é elevada, e muitos segurados já contam com o abono para arcar com despesas essenciais, quitar dívidas ou investir em cuidados com a saúde. Com a divulgação do calendário oficial, prevista para os próximos meses de 2026, os beneficiários terão condições de organizar o planejamento financeiro do ano com mais eficiência.

Como consultar o calendário?

Os segurados podem consultar o calendário de pagamento tradicional de benefícios para 2026, já disponível no site do INSS. As datas são determinadas conforme o número final do cartão de benefício. Essa consulta pode ser feita no site ou aplicativo Meu INSS, através do serviço “extrato de pagamento”, ou pelo telefone 135.

meionorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo