Ações sociais de construtora beneficiam instituições e comunidades no Piauí

O mês de dezembro costuma intensificar ações de solidariedade, impulsionadas pelo clima natalino. Para a Construtora Jurema, no entanto, iniciativas sociais fazem parte da rotina ao longo de todo o ano, por meio de projetos voltados à inclusão, acessibilidade e apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade.
Um dos exemplos recentes é a parceria com o Instituto Riso Movement, localizado na Avenida João XXIII, em Teresina. Criada há seis anos, a instituição atende pessoas com deficiência, com foco em pacientes com paralisia cerebral.
A parceria possibilitou a construção de uma rampa de acesso, melhorando a mobilidade de usuários cadeirantes. Segundo o gerente de Recursos Humanos da construtora, Aldevando Paz, a intervenção teve impacto direto no funcionamento da instituição.
“É um trabalho de alto impacto e buscou junto à Jurema uma parceria para permitir melhor acessibilidade à instituição. Os cadeirantes tinham dificuldade de acesso, e a Jurema entrou e colaborou com a construção de uma rampa, o que facilita muito o trabalho da instituição e também dá significado à atividade empresarial da Jurema, com foco em ISD”, afirmou.
Atualmente, cerca de 380 famílias são atendidas gratuitamente pelo Instituto Riso Movement, que oferece acompanhamento multiprofissional.
“A gente desenvolve atendimento jurídico, assistencial, nutricional, psicopedagógico e neuropsicopedagógico. Trabalhamos com o Centro de Reabilitação Novo Riso, com atendimento de fonoaudiologia e outros serviços. Essa parceria com empresas privadas contribui para o desenvolvimento da instituição, oportunizando pessoas, transformando vidas e gerando impacto social”, destacou a diretora executiva da instituição, Camila Lorena
Além dessa iniciativa, a construtora também realizou a doação de equipamentos de informática, reaproveitados após manutenção.
“A Jurema é uma empresa que tem um volume muito grande de equipamentos de informática. Se esses equipamentos passarem por uma recondicionada, eles podem ser reempregados. Fizemos um trabalho forte de doação para que aquela instituição pudesse reutilizá-los na sua finalidade institucional, que é qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explicou Aldevando Paz.
Outras ações incluem a revitalização das escadarias da Estação Ferroviária Ilhotas e iniciativas sociais nos povoados Pratinha e Sangue, em Uruçuí, no Sul do Piauí, onde crianças receberam brinquedos, lanches e participaram de atividades recreativas.
Apesar do volume de ações já realizadas, a empresa afirma que os projetos sociais terão continuidade.
“A Jurema tem refletido muito sobre projetos de investimento social incentivado, que ajudam a dar capilaridade à responsabilidade social. Vamos buscar, dentro do estado, ações cadastradas junto às autoridades para esses projetos e fortalecer o que já vem sendo praticado em 2024 e 2025”, concluiu Aldevando Paz.
CIDADEVERDE



