Governo prevê 77% das crianças alfabetizadas na idade certa no Piauí em 2026

O Governo do Piauí lançou, nesta terça-feira (10) o PPAIC Pré-Escola, nova estratégia voltada ao fortalecimento da Educação Infantil no estado. O programa integra o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e o Pacto pelas Crianças do Piauí, com foco no atendimento de crianças de 4 e 5 anos. Um dos avanços do estado foi a previsão, que deve ser confirmada pelo MEC, que 77% das crianças foram alfabetizadas na idade certa.
O lançamento contou com a presença do governador Rafael Fonteles, além de secretários estaduais e representantes de instituições nacionais parceiras da iniciativa.
De acordo com estudo do movimento Todos Pela Educação, o estado atingiu 100% de matrícula das crianças de 4 e 5 anos, cumprindo a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para essa etapa.
Segundo o governador Rafael Fonteles, o Piauí já superou o desafio do acesso à pré-escola e agora passa a concentrar esforços na qualidade do ensino e na equidade.
“O desafio do acesso nós já conseguimos superar aqui no Piauí, com 100% das crianças de quatro e cinco anos na pré-escola. A questão agora é a qualidade e a equidade, garantir que de fato elas estejam na escola aprendendo o que têm que aprender nessa faixa etária”, destacou o governador.
Rafael Fonteles explicou ainda que o Estado atua em regime de colaboração com os municípios, que são os protagonistas da Educação Infantil.
“O Estado apoia com formação de professores, com avaliação, com estrutura, com apoio à ampliação de vagas, especialmente em creches, e com essa coalizão que vai nos apontar caminhos para acelerar a melhoria dos ambientes de aprendizagem com base em experiências internacionais”, afirmou.
Durante a solenidade, o governador também comentou sobre os avanços do estado na alfabetização infantil. Segundo o governador, dados preliminares apontam o maior crescimento da história do Brasil no índice de alfabetização na idade certa, aguardando ainda a divulgação oficial do Ministério da Educação (MEC), com a previsão de 77% das crianças alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Durante o evento, o Governo do Estado também estabeleceu com instituições nacionais para fortalecer a pré-escola e apresentou um diagnóstico sobre a qualidade da Educação Infantil no Piauí.
A coordenadora do Pacto pela Primeira Infância, Isabel Fonteles, destacou que o foco do governo tem sido garantir a alfabetização das crianças no tempo adequado.
“O Piauí já conquistou o selo ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Saímos da 13ª posição no ranking e estamos muito otimistas com os resultados que devem ser divulgados este ano”, ressaltou.
O secretário de Educação do Estado, Rodrigo Torres, ressaltou que o crescimento registrado é o maior já alcançado por uma rede estadual no país e ressaltou o objetivo do PPAIC Pré-Escola na ampliação e atuação do Estado junto aos municípios, oferecendo formação continuada, assessoramento técnico e materiais pedagógicos.
“Foram 17 pontos percentuais de crescimento na alfabetização na idade certa, segundo a prévia que recebemos. Hoje estamos com 77%, enquanto o primeiro lugar é o Ceará, com 85%. A nossa meta é continuar investindo para alcançar a liderança nacional. Agora começamos a trabalhar também com crianças de quatro e cinco anos, desenvolvendo habilidades ainda mais cedo e preparando essas crianças para avançar com mais qualidade nas próximas etapas da educação”, completou.
cidadeverde




