Fórum da construção discute habitação e obras públicas no Piauí

O governador Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias participaram, na manhã desta quinta-feira (11), da abertura do IX Encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção. O encontro discute políticas sobre habitação, infraestrutura e políticas públicas voltadas ao setor da construção civil no País. O evento reúne representantes do poder público, dirigentes empresariais e técnicos das regiões Norte e Nordeste para tratar de programas habitacionais, obras públicas, financiamento e desenvolvimento urbano.
Criado em 1988 e ampliado para incluir o Norte em 2005, o Fórum se consolidou como espaço de articulação entre construtores, incorporadores e gestores públicos. A edição em Teresina ocorre em um momento em que o Piauí tenta cumprir metas do Minha Casa Minha Vida e amplia sua participação no setor.
O diretor de Relações Institucionais do Fórum, André Bahia, afirmou que o novo cenário reforça a evolução do estado nas políticas de habitação. “O Piauí era um dos estados que não batia suas metas dentro do Minha Casa Minha Vida. Hoje a gente não vai exportar recursos, vamos até pedir suplemento.” Ele destacou mudanças nos subsídios para famílias com renda inferior a dois mil reais. “Isso há de aumentar de sete a oito mil os subsídios para essas rendas a partir do próximo ano”, disse.
O presidente do Fórum, Marcos Holanda, afirmou que o encontro em Teresina reúne representantes do setor para discutir temas estruturantes. “Estamos juntando o que há de mais organizado do setor da indústria da construção para discutir engenharia, infraestrutura, saneamento e habitação.” Holanda também mencionou o debate sobre o centro de Teresina. “Vai ter uma discussão elaborada sobre o centro da cidade de Teresina, que precisa melhorar e se estruturar”, afirmou.
O ministro Wellington Dias destacou a influência do setor no desempenho econômico.
“O Nordeste, o Norte do Brasil, tem uma integração muito forte com o que acontece com a construção civil. É daqui que vem a infraestrutura, que atende necessidades próprias do ser humano, da economia, do social. Destaco os avanços que estamos tendo com esse modelo de um plano de aceleração do crescimento, onde se coloca a junção de recursos públicos com recursos privados e olha o resultado. Todos os setores da economia, rodovia, portos, aeroportos, habitação, programas como Minha Casa Minha Vida que se somam a milhares de construções da área pública, escolas, creches, hospitais, ou seja, tudo isso gera emprego, gera renda, os mais pobres garantem uma condição de ascensão e vamos crescer esse ano mais de dois e meio por cento”, declarou.
Já o governador Rafael Fonteles reforçou o papel estratégico do Fórum para o Norte e o Nordeste. “Eu estava parabenizando ali todos que fazem o fórum, porque é uma iniciativa de defender os interesses da indústria da construção, especificamente do Norte, do Nordeste do Brasil, que têm suas especificidades e muitas vezes a estrutura nacional não é capaz de revelar os interesses específicos do Norte e do Nordeste nesse setor que gera tanta emprego e renda que é o da construção civil. Então eu estou aqui prestigiando esse momento que está acontecendo na capital do Piauí com representantes do setor de vários estados do Norte e Nordeste do Brasil, fazendo nosso compromisso, renovando nosso compromisso com várias políticas públicas que melhoram o desenvolvimento do setor. Temos que aproveitar a presença do presidente Lula na Presidência da República, porque ele tem essa visão muito clara da importância do investimento público, da importância do financiamento público para a habitação”, finalizou.
cidadeverde




