Fortes chuvas atingem Sul do Piauí e causam alagamentos; veja previsão

No Piauí, as cidades de Bom Jesus e Parnaguá foram as mais atingidas com a chegada da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O fenômeno é caracterizado por uma faixa de nebulosidade que cruza o Brasil e já estava sob monitoramento. Trata-se da primeira ZCAS registrada em 2026.
A zona concentra grande volume de chuvas, o que, em alguns casos, pode provocar alagamentos e enxurradas.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, a ZCAS já vinha sendo monitorada e as defesas civis municipais estavam em alerta desde novembro, quando uma reunião recomendou a limpeza de bueiros, canaletas, galerias e a realização de podas estratégicas.
“O nosso técnico enviou alertas para todos os municípios da faixa cerradeira que poderiam ser impactados. O famoso alerta de SMS, que o cidadão pode cadastrar o seu celular, enviando o CEP por mensagem de texto para o número 4099. O INPE verificou em municípios, em que não há uma estação federal oficial, o satélite conseguiu estimar a quantidade de chuva. E ela bateu com a concentração vista nos municípios de Bom Jesus, com uma concentração grande, e tivemos uma menor, mas significativa em Parnaguá. Tivemos também em Riacho Frio, que não notificou incidentes. Geralmente os problemas notificados são de alagamento, dificuldade de escoamento da água devido a má drenagem, enxurrada, essa que ocorreu em Bom Jesus devido a questão do relevo”, informa o diretor.
Em Bom Jesus, vídeos divulgados por moradores mostram ruas alagadas e uma forte correnteza no sábado (04). Após as chuvas, algumas vias ficaram danificadas, e o prefeito Nestor Elvas afirmou que a Defesa Civil será acionada.
Foto: Reprodução redes sociais

“A princípio ficamos muito preocupados. Hoje estamos em uma força tarefa na cidade e foram muitos danos na cidade. Estamos em conjunto para melhor atender a população. Iremos acionar a Defesa Civil para que possa ajudar a gente nesses danos”, explica.
Outro município atingido por maior volume de chuva foi Parnaguá. O Centro de Alerta de Monitoramento segue acompanhando a situação, e a previsão para as próximas duas semanas é de tempo seco em Teresina, na faixa Norte do estado e no Médio Parnaíba.
A região do Cerrado, no entanto, segue com registro de chuvas. Para o fim de janeiro e o início de fevereiro, há previsão de chuvas torrenciais em algumas áreas.
“O que nós temos a partir de agora é um cenário bastante irregular, com chuvas picotadas, vai abrir um sol agora em mais de 70% dos municípios com tempo firme por quase duas semanas, mas teremos ainda temporais localizados. Pedimos que a população rigorosamente as recomendações do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal e acompanhe a previsão e alertas”, afirma Werton Costa.
cidadeverde




