Familiares denunciam idosos em cadeiras por falta de leitos em hospital

Familiares de idosos internados no Hospital do bairro Monte Castelo, na zona Sul de Teresina, reclamam da falta de leitos e do atendimento prestado aos pacientes. Acompanhantes relataram ao Cidadeverde.com que idosos estão sendo colocados em cadeiras de descanso devido à ausência de camas na unidade. Além disso, eles também relatam dificuldades para conseguir que os pacientes sejam monitorados.
Uma mulher, que preferiu não se identificar, contou que alguns idosos estão há mais de 96 horas sem suporte adequado.
Em nota a Fundação Municipal de Saúde (FMS) negou há falta de equipe de saúde, medicamentos e fornecimento de água no Hospital do Monte Castelo. Afirmou ainda que “a paciente mencionada em publicação foi devidamente atendida pela equipe médica, medicada e acompanhada pela equipe multiprofissional, em poltrona em sala de observação. Informamos que ela já foi regulada e encontra-se em leito de internação na enfermaria”. (Confira a nota completa da FMS no final da matéria)
Ao Cidadeverde.com uma das denunciantes relatou a situação.
“As condições são precárias. Idosos estão sendo mantidos em cadeiras. Presenciei um idoso ser retirado de uma sala em estado terminal devido à falta de assistência”, disse.
Outra acompanhante relatou que a sogra dela, de 84 anos, está internada na unidade há cerca de quatro dias e que, mesmo com seu estado delicado, não conseguiu transferência para outro hospital.
“Até ontem, ela estava em uma cadeira. Além dela, existem outras pessoas na mesma situação. É uma calamidade: não há médicos ou enfermeiros suficientes para acompanhamento, nem água disponível para os pacientes. Há dificuldade para receberem medicação e não há espaço adequado para banho. A estrutura está precária”, relatou.
Nota de Esclarecimento
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que não procede a informação de que há falta de equipe de saúde no Hospital do Monte Castelo. A unidade não apresenta desfalque de profissionais, atualmente não há falta de medicamentos na unidade e tampouco houve interrupção no abastecimento de água. Ressaltamos ainda que o hospital dispõe de banheiros em locais estratégicos e, apenas nos casos de pacientes em atendimento de urgência / observação que necessitem de banho, são disponibilizados os banheiros das enfermarias.
A FMS esclarece também que, atualmente, não há pacientes idosos na faixa etária mencionada aguardando por regulação neste hospital. A paciente mencionada em publicação foi devidamente atendida pela equipe médica, medicada e acompanhada pela equipe multiprofissional, em poltrona em sala de observação. Informamos que ela já foi regulada e encontra-se em leito de internação na enfermaria.
Quanto ao processo de regulação, a FMS reforça que este segue critérios técnicos específicos e depende da organização integrada da rede de saúde municipal, estadual e federal, além da disponibilidade de vagas. Todos os pacientes são regulados conforme o perfil assistencial e a oferta de leitos, sendo a transferência realizada tão logo surja a vaga adequada.
cidadeverde




