Estados Unidos retiram tarifas de 40% de diversos produtos brasileiros

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (21) a retirada da tarifa de 40% aplicada a determinados produtos brasileiros. A decisão foi oficializada pela Casa Branca. A medida beneficia carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos. São mais de 200 itens que foram acrescentados à lista de exceções do tarifaço imposto anteriormente ao Brasil.
“Especificamente, determinei que certos produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14323”, escreveu Trump na determinação.
“Na medida em que a implementação desta ordem exigir o reembolso dos direitos aduaneiros cobrados, os reembolsos serão processados conforme a legislação aplicável e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA para tais reembolsos”, acrescentou o presidente americano.
O documento também afirma que, caso seja necessário reembolsar tarifas já cobradas, “os reembolsos serão processados conforme a legislação aplicável e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras”.
Ao contrário da ordem executiva da semana passada, que era global, a decisão de hoje se aplica somente ao Brasil.
Na ordem desta quinta, Trump citou a conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de outubro, e escreveu que a retirada das tarifas é consequência das negociações entre o governo brasileiro e o norte-americano.
Veja alguns dos produtos que tiveram a tarifa de 40% retirada:
- café;
- carne bovina;
- açaí;
- cacau;
- banana;
- tomate;
- coco;
- castanha de caju;
- mate;
- especiarias, como pimenta, canela, baunilha, cravo e noz-moscada.
Importância para o Brasil
A retirada das taxas sobre café e carne alivia os exportadores. Os EUA, que compram cerca de 16% do café brasileiro, reduziram em 51,5% as importações do produto entre agosto e outubro, período em que vigorou a tarifa de 50%, segundo o Cecafé.
meionorte




