Espetinho de piaba viraliza e faz restaurante aumentar faturamento em 75%

Um prato típico da memória afetiva maranhense se transformou em uma grande oportunidade de negócio para o casal Paulo e Rayna Medeiros. A receita, que surgiu por acaso após um post nas redes sociais, acabou transformando o espetinho de piaba no carro-chefe do restaurante da família, em São Luís (MA).
O espetinho de piaba é um tira-gosto tradicional nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, preparado com pequenos peixes de rio fritos, temperados e servidos no espeto.
COMO TUDO COMEÇOU?
Tudo começou quando Paulo decidiu fritar algumas piabas para o próprio jantar e compartilhou a foto online. Uma cliente logo respondeu: “Se tiver piaba no restaurante, vou virar freguesa fiel”. O casal atendeu ao pedido e, em apenas 20 minutos, todos os espetos preparados se esgotaram.
O sucesso foi imediato. Atualmente, o restaurante vende de 50 a 70 espetinhos de piaba por noite, o que representa cerca de 1.680 peixinhos por semana. “O espetinho de piaba foi o nosso divisor de águas. Abriu portas e trouxe novos clientes”, relembra Paulo.
No restaurante, a piaba passa por um processo tradicional: é limpa, salgada e seca ao sol antes de chegar à cozinha. Na hora de servir, o peixe é frito e acompanhado de guarnições regionais que realçam o sabor local. O espetinho completo é vendido por R$ 24.

Espetinho de piaba viralizou e aumentou em 75% o faturamento de restaurante – Foto: Reprodução/PEGN
O prato também impulsionou a nostalgia de clientes da terceira idade, que se emocionam ao relembrar a infância e as dificuldades de outros tempos. “A piaba veio para melhorar a nossa vida e também a de outras famílias que hoje conseguem triplicar a renda”, conta o empreendedor.
O impacto no faturamento foi expressivo: a novidade fez o restaurante crescer 75%, impulsionando não apenas os negócios da família, mas também a renda de fornecedores locais, que agora entregam grandes quantidades de peixe. Atualmente, três famílias do interior se unem para atender à demanda.
Sucesso do delivery
Paulo Medeiros aprendeu a cozinhar observando a mãe, que mantém um negócio há 25 anos ao lado do restaurante do filho. “Aprendi muito com ela. Hoje estou aqui graças ao esforço e carisma dela”, destaca o empreendedor.
Com um investimento inicial de R$ 10 mil, Paulo está há 11 anos no setor e encontrou no delivery o seu diferencial: 65% das vendas vêm das entregas, que chegam a 200 pedidos por fim de semana. Para atender à alta demanda, o restaurante conta com oito funcionários fixos, sete rotativos e até cinco motoboys por noite. “O presencial é bom, mas hoje nosso foco é o delivery”, afirma.
O sucesso do espetinho de piaba viralizou nas redes sociais, impulsionando a abertura de uma segunda unidade, com investimento de R$ 150 mil, para atender melhor os moradores e visitantes da capital maranhense.
meionorte
 
				 
					 
					



