Geral

Curso de Medicina da UFPI de Picos recebe nota 4 na avaliação do Enamed

O curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Senador Helvídeo Nunes de Barros, em Picos, obteve nota 4 na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O resultado é considerado positivo e evidencia a qualidade da formação médica oferecida pela instituição.

Em nota, o Centro Acadêmico de Medicina XVI de Setembro destacou a relevância da avaliação em um cenário de crescente preocupação com a formação de novos médicos no país.

“Em um contexto em que a qualidade da formação médica se torna cada vez mais essencial, resultados como esse reforçam a importância de cursos bem avaliados, comprometidos com o ensino sério, a ciência e a prática médica baseada na responsabilidade social”, pontuou a entidade.

Os dados nacionais do Enamed foram divulgados nesta segunda-feira (19), em Brasília, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante encontro que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ao todo, o exame avaliou 351 cursos de Medicina em todo o país, com a participação de cerca de 89 mil estudantes.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), aproximadamente 30,7% dos cursos avaliados, o equivalente a 107 instituições, apresentaram desempenho considerado insatisfatório, ficando abaixo do patamar mínimo de proficiência estabelecido.

Esta foi a primeira edição do Enamed, criado com o objetivo de medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino ofertado pelas instituições de formação médica. A avaliação passará a ser aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O MEC informou ainda que parte das instituições com desempenho insatisfatório poderá ser submetida a medidas regulatórias, como suspensão temporária da entrada de novos alunos, redução de vagas e restrições ao acesso a programas federais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As sanções, no entanto, não são automáticas e dependem da instauração de processos administrativos, com garantia do direito à ampla defesa.

cidadeverde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo