Crimes virtuais disparam no Brasil em 2025 e somam quase 90 mil denúncias

As denúncias de crimes cibernéticos no Brasil aumentaram em 2025. Foram quase 90 mil novas queixas, quase 30% a mais. Denúncias como misoginia, que é o ódio contra mulheres – aumentaram em 2025, de acordo com a SaferNet, organização que defende os direitos humanos na internet no Brasil. Foram quase 9 mil casos, 225% a mais do que em 2024.
O uso de inteligência artificial para gerar imagens de abuso foi um dos responsáveis pela explosão de denúncias de exploração e abuso infantil na internet. Foram mais de 63 mil, a segunda maior marca em 20 anos.
A gente pode contribuir para que a gente tenha indicadores sobre os fenômenos e que as autoridades possam atuar não só na identificação e coleta das evidências, dos indícios dos crimes praticados, mas também no resgate das vítimas e na responsabilização dos agressores, afirma Thiago Tavares, diretor presidente da SaferNet Brasil.
COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL
Laís Peretto, diretora executiva da Childhood Brasil, que atua no combate à exploração sexual infantojuvenil, avalia que o diálogo é a maior forma de prevenção, além do cuidado com qualquer postagem de imagens:
Não é um álbum de família, é uma informação pública que está na internet. Então, se a gente tem uma vontade que é maior do que o nosso auto-controle, a sugestão é que não poste imagem de uma criança ou adolescente sozinho. Coloque uma imagem com bastante gente, com muitos elementos, para que seja mais difícil a manipulação daquela imagem.
Com informações do g1.




