Consórcio Nordeste firma acordos para desenvolvimento tecnológico da região

O governador Rafael Fonteles fez, nesta segunda-feira (1) um balanço da sua gestão à frente do Consórcio Nordeste. Ele deixa a presidência ao fim deste ano e afirmou que o período foi marcado por avanços estruturantes, especialmente na área de industrialização, inovação e articulação internacional.
Durante a avaliação, Rafael destacou a nova parceria firmada entre o Consórcio Nordeste, a Dataprev e a Huawei, voltada para o desenvolvimento tecnológico da região. Segundo ele, o acordo abre caminho para fortalecer universidades e fundações de pesquisa dos estados.
“Essa é uma parceria do Consórcio, portanto dos nove estados, com a Dataprev, que por sua vez tem uma cooperação com a Huawei, uma gigante chinesa da área de tecnologia. O grande foco é a transferência de tecnologia para as nossas universidades e nossas fundações que amparam a pesquisa”, explicou.
O governador afirmou que cada estado terá liberdade para definir suas prioridades dentro da cooperação, seja investindo em infraestrutura computacional ou no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial.
“Cada estado vai fazer a sua cooperação específica. Quem investir mais em infraestrutura computacional ou em modelos de software da área de inteligência artificial vai poder usufruir de uma parceria maior com a Huawei e com a Dataprev. Esse é o objetivo”, afirmou.
Ao fazer o balanço geral da sua gestão, Rafael Fonteles destacou como principal conquista o volume recorde de financiamentos obtidos por meio da Chamada Nordeste, iniciativa articulada entre os governos estaduais e instituições federais de crédito.
“O ponto mais forte foi esse maior volume de financiamento industrial da história do Nordeste, através da Chamada Nordeste. Sem sombra de dúvidas, essa é a maior entrega que eu posso colocar da nossa presidência, claro, com o apoio dos nove estados”, declarou.
Fonteles apontou, também, que novos editais devem ser lançados. “Teremos outros. O grande ganho foi ter mudado a visão dos bancos em relação ao campo produtivo do Nordeste brasileiro”.
Foto: Eduardo Costa/Cidadeverde.com

Uso do gás como combustível
O Consórcio Nordeste firmou novos acordos de cooperação voltados ao fortalecimento da gestão pública ambiental e ao desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis na região. As parcerias incluem intercâmbio técnico e ações integradas para estimular práticas de preservação e recuperação ambiental. Prevê também a criação de uma estratégia de utilização do gás, como alternativa de combustível de transição energética.
Um dos acordos, firmado com o Instituto Ethos, prevê assessoramento técnico, troca de metodologias e articulação entre instituições públicas e privadas para ampliar capacidades institucionais nos estados nordestinos. A iniciativa deverá contribuir para aprimorar políticas públicas e consolidar uma governança ambiental mais robusta.
Atuação internacional e COP 30
Rafael também ressaltou a participação do Consórcio na agenda internacional, incluindo a atuação na COP 30 e missões no exterior.
“Nossa participação na COP 30 foi muito especial. Levamos os temas caros ao Nordeste para o centro do debate mundial, notadamente a transição energética, o power-to-x e a nossa Caatinga sendo reflorestada”, destacou.
Ele também citou a missão a países árabes como outro ponto relevante da gestão.
“Eu considero também uma missão internacional muito exitosa, fruto da nossa gestão”, afirmou.
Foto: Gabriel Paulino

Câmaras temáticas como base do Consórcio
O governador reforçou que o funcionamento das câmaras temáticas do Consórcio foi essencial para o avanço das pautas regionais.
“No fundo, o Consórcio Nordeste só é exitoso se as câmaras temáticas, que envolvem os nossos secretários, funcionarem bem e de maneira engajada. Vimos aqui várias câmaras funcionando bem, com engajamento dos nossos secretários”, avaliou.
cidadeverde




