Geral

Chuva de meteoros Oriônidas chega ao pico nesta terça-feira

A chuva de meteoros Oriônidas promete encantar observadores do céu na noite desta terça-feira, (21/10), quando o fenômeno deve atingir seu pico, com cerca de 20 meteoros por hora. O evento ocorre anualmente quando a Terra cruza a trilha de detritos do cometa Halley, produzindo rastros luminosos ao entrar na atmosfera terrestre. Com informações do Metrópoles.

Foto: Nasa/ DivulgaçãoChuva de meteoros

Segundo a Nasa, o período de atividade vai até (22/10), mas a melhor oportunidade para assistir à chuva será entre meia-noite e 2h da manhã do dia (21/10), quando a Lua Nova proporcionará um céu mais escuro, ideal para a observação. Embora os meteoros pareçam surgir da constelação de Órion, podem ser vistos em qualquer ponto do céu, com maior destaque para a direção nordeste no hemisfério Sul.

No Brasil, os locais com melhores condições incluem Chapada Diamantina (BA), Pantanal (MT e MS), Serra do Cipó e interior de Minas Gerais, Serra Catarinense e regiões rurais do Piauí. Mesmo em áreas urbanas, parques e mirantes afastados oferecem boa visibilidade. Observadores são orientados a evitar luzes, acomodar-se confortavelmente e deixar os olhos se acostumarem à escuridão por 20 a 30 minutos para aproveitar plenamente o espetáculo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo