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Carga do Piauí chega ao Ceará pela Transnordestina em tempo recorde; veja como foi a 1ª viagem!

Depois de quase duas décadas de obras, o Ceará recebeu nesta sexta-feira (19) o primeiro comboio de cargas transportado pela ferrovia Transnordestina. A composição chegou pela manhã ao município de Iguatu, no centro-sul cearense, trazendo milho produzido no Piauí.

LOGÍSTICA | Tempo abaixo do previsto

O trem partiu de Bela Vista (PI) na quinta-feira (18) e tinha previsão de viagem de 14 horas, mas concluiu o percurso em 12 horas e 8 minutos, antecipando a chegada em relação ao tempo estimado inicialmente.

OPERAÇÃO | Viagem inaugural é teste

Em nota, a Transnordestina Logística (TLSA), responsável pela operação da ferrovia, informou que a circulação faz parte de uma operação-teste. Segundo a empresa, os trens deixaram Bela Vista por volta das 10h da quinta-feira e chegaram a Iguatu por volta das 7h desta sexta-feira. A composição contou com 20 vagões, que percorreram 585 quilômetros.

Apesar do avanço, a TLSA ressaltou que a circulação ainda não representa o início regular do transporte de cargas. Conforme a empresa, “o início efetivo do transporte comissionado será programado junto com os Governos Federal, do Ceará e do Piauí”.

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LICENÇA | Autorização ambiental

O início da fase de testes foi possível após a emissão, em 11 de dezembro, da Licença de Operação (LO) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A operação estava inicialmente prevista para 24 de novembro, mas foi adiada devido à ausência da autorização ambiental, exigida para o transporte de cargas.

TRECHO | Operação parcial

A etapa que entrou em testes corresponde a um segmento central da ferrovia, que terá 1.206 quilômetros quando concluída. O trajeto entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE) representa o “meio” da linha. As extremidades — Bela Vista a Eliseu Martins (PI) e Iguatu ao Porto do Pecém (CE) — ainda não estão finalizadas.

HISTÓRICO | Projeto iniciado em 2006

Anunciada em 2006, a Transnordestina foi apresentada como um dos maiores projetos de infraestrutura do país. A ferrovia resulta de parceria entre o governo federal e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), controladora da TLSA.

O traçado original previa 1.753 quilômetros, atravessando 81 municípios do Ceará, Piauí e Pernambuco, com o objetivo de escoar produção agrícola, minérios e combustíveis para os portos do Pecém (CE) e Suape (PE). À época, o custo estimado era de R$ 4,5 bilhões, com conclusão prevista para 2010. Atualmente, o orçamento chega a R$ 14 bilhões, e a entrega deve se limitar a 1.206 quilômetros, com prazo estendido até 2029.

ETAPAS | Divisão por fases

Para fins de planejamento, a ferrovia foi dividida em três fases:

  • Fase 1: Do Porto do Pecém (CE) até São Miguel do Fidalgo (PI), passando por Salgueiro (PE), com cerca de 1.040 quilômetros — trecho que iniciou a operação-teste.
  • Fase 2: De Paes Landim a Eliseu Martins (PI), com 166 quilômetros, integralmente em território piauiense.
  • Fase 3: De Salgueiro (PE) ao Porto do Suape (PE), com 547 quilômetros, inteiramente em Pernambuco.

Atualmente, a TLSA detém a concessão e é responsável pelas Fases 1 e 2, que somam 1.206 quilômetros e estão com 78% das obras concluídas. A empresa desistiu da Fase 3, cuja execução passou a ser responsabilidade do governo federal.

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