Geral

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de seu primeiro veículo lançador comercial, o HANBIT-Nano.

O motivo foi de garantir tempo suficiente para a substituição de um componente da unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio, no qual foi identificada uma anomalia durante as inspeções finais pré-lançamento.

O lançamento, originalmente previsto para 17 de dezembro, foi remarcado para sexta-feira, 19 de dezembro, às 15h34. Portanto, a janela de lançamento da Operação Spaceward permanece aberta entre 16 e 22 de dezembro.

A INNOSPACE transferiu o HANBIT-Nano da instalação de integração para a plataforma de lançamento nesta segunda (15), onde o veículo foi posicionado com sucesso. Durante o processo de inspeção final, antes da elevação do veículo, no dia seguinte (16), foi detectada uma anomalia na unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio. Após uma avaliação detalhada da causa e das ações corretivas necessárias, a empresa decidiu pelo reagendamento do lançamento.

O problema exige a substituição de um componente específico da unidade de resfriamento e não indica qualquer defeito estrutural no veículo lançador. Como a substituição pode ser realizada com o veículo já posicionado na plataforma de lançamento, a INNOSPACE determinou que o lançamento pode ocorrer dois dias depois, apesar de uma nova campanha de lançamento normalmente exigir cerca de três dias de preparação.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

AEB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo