“As pessoas voltaram a ter orgulho da bandeira”, diz secretário no Dia do Piauí

O Dia do Piauí é celebrado neste domingo, 19 de outubro. Segundo o secretário de Comunicação do Governo do Estado, Marcelo Nolleto, a campanha realizada neste ano, com ampla programação, distribuição de bandeiras e ações de valorização do orgulho piauiense, atingiu o objetivo de resgatar o sentimento de pertencimento da população.
“Olha, estou extremamente feliz hoje. Essa semana toda eu passei recebendo vários pedidos de bandeiras, as pessoas querendo colocar nos carros, nas casas. E isso a gente entende como reflexo desse resgate: as pessoas voltando a ter orgulho da bandeira. Aqui, a gente celebra os heróis do passado e do presente, que fazem muito pelo nosso estado. Então, acredito que atingimos o objetivo de unir o nosso povo e de trazer esse símbolo para o centro da nossa identidade. E isso não pode parar, não acaba hoje. Pelo contrário, só começa hoje”, afirmou.
Para o evento, foi preparada uma ampla programação, com apresentações artísticas e feiras de produtos regionais.
“É isso, este é o momento de celebrar. Estamos trazendo a arte piauiense de volta ao Centro da cidade. Ontem tivemos um pop rock muito prestigiado na Central de Artesanato; hoje de manhã, uma feira linda e um samba animado; e agora à tarde, mais samba rolando por aqui. Daqui a pouquinho, todo mundo se encontra em frente à Igreja de São Benedito, com vários artistas piauienses, cada um mostrando sua arte”, finalizou.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Os eventos culturais
No sábado (18), a celebração começou na Central de Artesanato Mestre Dezinho, a partir das 19h, com o Festival Terra Querida. O evento reuniu grandes nomes da música piauiense, como Batuque Elétrico, Roque Moreira, Narguilé Hidromecânico, Alma Roots, Narcoliricista, Braulio Miranda, Rebecca Teixeira e Adra Lyz.
Já no domingo (19), Dia do Piauí, as atividades ocorreram ao longo de todo o dia. A partir das 8h, a Praça Pedro II recebeu mais uma edição da Feira na Praça, com apresentações dos grupos Samba no Coreto e Carta Branca.
À tarde, a comemoração continua na Central de Artesanato, a partir das 15h, com shows de 100% Só pra Sambar e da cantora Soraya Castelo Branco.
Encerrando o dia, às 19h, o Adro da Igreja de São Benedito será palco da apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina e de um grande show especial “Feitos no Piauí”, com artistas que representam o melhor da música piauiense: Quaresma, Vavá Ribeiro, Teófilo, Monise Borges, Luana Campos, Roraima, Lily Araujo, Fabio Crazy, Leo Xenhenem, Narcoliricista e Tipuá, Lázaro do Piauí e Ostiga Jr.
ciudadeverde